BARCARENA AVANÇA NA POLÍTICA PARA IDOSOS

Idosos, sociedade civil organizada, governo e empresas de transporte público estiveram reunidos durante o Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado na manhã desta quarta-feira (21), no Salão da Guarda da Paróquia de São Francisco Xavier, em Barcarena-Sede.

O Fórum trouxe para o centro dos debates os direitos e o fundo municipal da pessoa idosa, tema ministrado pela presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Walquíria Alves. Do encontro, saiu uma comissão que deve atuar nos encaminhamentos do Projeto de Lei para a Câmara Municipal e posterior implantação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, contribuindo para a garantia e o fortalecimento de políticas públicas para o seguimento.

“Estamos falando de protagonismo, empoderamento, decisões e força, e é exatamente nisso que Barcarena conseguiu dar mais um passo, hoje”, comentou a secretária adjunta de Assistência Social, Odete Pantoja. “A gente não pode falar de cuidados com o idoso sem falar em saúde, educação, assistência, rede de transporte e a seguridade, à fase que se encontra o idoso”, completou.

Os protagonistas do debate fizeram uma avaliação positiva: “Achei muito boa essa iniciativa, pois nós passamos muita humilhação por não conhecer os nossos direitos. Após essa manhã minha expectativa é de que tosos estejam mais sensíveis a causa e tenham mais respeito com a pessoa idosa”, disse Teresinha Santos, 65 anos.