BIBLIOTECA MUNICIPAL NOS ÚLTIMOS AJUSTES PARA REINAUGURAÇÃO

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza os últimos ajustes na Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso, que deve ser reinaugurada nas próximas semanas. A biblioteca passa pela organização do acervo, e aguarda a instalação da energia elétrica e do acesso à internet. Equipes de servidores trabalham a todo vapor para que o espaço ofereça conforto e qualidade de estudo aos estudantes do município.

A biblioteca, que foi totalmente reformada e ampliada, possui acervo de mais de três mil títulos, com obras raras e de autores de Barcarena, do Pará, do Brasil e do mundo. Mesmo com a obra da biblioteca, os estudantes não deixaram de ser atendidos. A coleção de livros está disponível provisoriamente para consultas e empréstimos no Centro Cultural do município.

Com capacidade para 75 pessoas, o novo espaço será climatizado, e terá sala com computadores, além de empréstimo de livros e oferta de cursos profissionalizantes sobre empoderamento digital e oficinas educativas de temas gerais. Além disso, a biblioteca também vai contar com espaço infantil e de cinema, capacitação de idosos, estacionamento para carros e motos e bicicletário.

De acordo com Kuézia Apolaro, bibliotecária da prefeitura, a biblioteca será uma porta de entrada para conectar o usuário do município ao mundo. “Não vai ser um local apenas para empréstimo e devolução de livros, o interessado vai ter uma série de possibilidades para estudar e aprender de forma prática, nos cursos e oficinas, no diálogo e interação com outras pessoas. Da criança ao idoso, vai ter programação atrativa para todo mundo”, afirmou.

Depois de inaugurada, a biblioteca Firmo Cardoso vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. O espaço está localizado na rua da Matriz, SN, bairro Centro, em Barcarena-Sede.