LIVRO DIDÁTICO SOBRE BARCARENA VAI AUXILIAR ESTUDOS EM SALA DE AULA

Você já imaginou ter, na palma da mão, o desenvolvimento histórico e geográfico de Barcarena? Isso sem precisar consultar várias fontes, sem grande esforço para acesso às informações? Em breve, este cenário será realidade. A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Editora Didáticos, vai lançar um livro, em dois volumes, para uso nas escolas municipais de ensino: "Barcarena, Cidade da Gente - Estudos Regionais: Fundamental I" para turmas de 1º ao 5º ano; e "Fundamental II", para turmas de 6º ao 9º ano.

O livro é de autoria de quatro professores da rede municipal de ensino: Jacobson Estumano (25 anos de docência), João Poça (24 anos de docência), Luiz Guimarães (24 anos de docência) e Roberto Anjos (32 anos de docência) têm profundo conhecimento sobre a cidade e entendem as necessidades da sala de aula do município.

O lançamento da obra será no dia 30 deste mês, a partir de 17h, em uma cerimônia ao ar livre, na Praça Matriz de Barcarena. Os detalhes do evento foram alinhados em reunião na manhã desta segunda-feira, dia 05, na sede da Prefeitura da cidade, com a presença dos 4 autores, além de representantes da Semed e da Editora Didáticos.

Diferente dos títulos comumente enviados às escolas, que apresentam a história do mundo, do país e do Estado de forma geral, o livro detalha as singularidades de Barcarena. “Muitas vezes, o estudante conhece a história da Grécia, mas não faz ideia da trajetória da rua em que mora ou do rio que cerca a sua cidade. Esse livro organiza, de forma didática e atrativa, curiosidades e histórias do município, tudo em um único lugar. É um resgate fundamental para enxergar o passado, pensar o presente e planejar o futuro”, afirmou o professor Luiz Guimarães.

Para o professor Jacobson Estumano, que também é titular da Secretaria de Planejamento (Sempla), o livro tem o objetivo de fazer com que os moradores redescubram e criem laços de afetividade com o município. "Barcarena não começou com a emancipação de Belém, 74 anos atrás. São mais de 300 anos enquanto espaço ocupado e consolidado. Temos histórias e muita coisa a ser revelada, que certamente vão despertar na população o sentimento de pertencimento, de amor à cidade”, disse.

Iniciativa - O projeto Cidade da Gente é desenvolvido pela Editora Didáticos, de Fortaleza, no Ceará, que viaja o país inteiro para consolidar materiais sobre a história dos municípios brasileiros. O diferencial da iniciativa, que catalogou quase 50 cidades em 18 meses de trabalho, é contar com profissionais locais (professores, pesquisadores, fotógrafos, etc) para deixar um legado histórico-documental às próximas gerações.

Barcarena é a primeira cidade do norte do Brasil a fechar parceria com a editora, que é reconhecida pela Biblioteca Pública Nacional (BPN) e Câmara Brasileira do Livro (CDL). "A premissa do nosso projeto é resgatar, município por município, a história detalhada do país. Por isso, buscamos cidades notáveis, com bons gestores, que se preocupam com cidadania e cultura da cidade, como é o caso de Barcarena", afirmou Eric Medeiros, coordenador da Didáticos.