LIVRO DIDÁTICO SOBRE BARCARENA VAI AUXILIAR ESTUDOS EM SALA DE AULA


LIVRO DIDÁTICO SOBRE BARCARENA VAI AUXILIAR ESTUDOS EM SALA DE AULA
LIVRO DIDÁTICO SOBRE BARCARENA VAI AUXILIAR ESTUDOS EM SALA DE AULA

Você já imaginou ter, na palma da mão, o desenvolvimento histórico e geográfico de Barcarena? Isso sem precisar consultar várias fontes, sem grande esforço para acesso às informações? Em breve, este cenário será realidade. A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Editora Didáticos, vai lançar um livro, em dois volumes, para uso nas escolas municipais de ensino: "Barcarena, Cidade da Gente - Estudos Regionais: Fundamental I" para turmas de 1º ao 5º ano; e "Fundamental II", para turmas de 6º ao 9º ano.

O livro é de autoria de quatro professores da rede municipal de ensino: Jacobson Estumano (25 anos de docência), João Poça (24 anos de docência), Luiz Guimarães (24 anos de docência) e Roberto Anjos (32 anos de docência) têm profundo conhecimento sobre a cidade e entendem as necessidades da sala de aula do município.

O lançamento da obra será no dia 30 deste mês, a partir de 17h, em uma cerimônia ao ar livre, na Praça Matriz de Barcarena. Os detalhes do evento foram alinhados em reunião na manhã desta segunda-feira, dia 05, na sede da Prefeitura da cidade, com a presença dos 4 autores, além de representantes da Semed e da Editora Didáticos.

Diferente dos títulos comumente enviados às escolas, que apresentam a história do mundo, do país e do Estado de forma geral, o livro detalha as singularidades de Barcarena. “Muitas vezes, o estudante conhece a história da Grécia, mas não faz ideia da trajetória da rua em que mora ou do rio que cerca a sua cidade. Esse livro organiza, de forma didática e atrativa, curiosidades e histórias do município, tudo em um único lugar. É um resgate fundamental para enxergar o passado, pensar o presente e planejar o futuro”, afirmou o professor Luiz Guimarães.

Para o professor Jacobson Estumano, que também é titular da Secretaria de Planejamento (Sempla), o livro tem o objetivo de fazer com que os moradores redescubram e criem laços de afetividade com o município. "Barcarena não começou com a emancipação de Belém, 74 anos atrás. São mais de 300 anos enquanto espaço ocupado e consolidado. Temos histórias e muita coisa a ser revelada, que certamente vão despertar na população o sentimento de pertencimento, de amor à cidade”, disse.

Iniciativa - O projeto Cidade da Gente é desenvolvido pela Editora Didáticos, de Fortaleza, no Ceará, que viaja o país inteiro para consolidar materiais sobre a história dos municípios brasileiros. O diferencial da iniciativa, que catalogou quase 50 cidades em 18 meses de trabalho, é contar com profissionais locais (professores, pesquisadores, fotógrafos, etc) para deixar um legado histórico-documental às próximas gerações.

Barcarena é a primeira cidade do norte do Brasil a fechar parceria com a editora, que é reconhecida pela Biblioteca Pública Nacional (BPN) e Câmara Brasileira do Livro (CDL). "A premissa do nosso projeto é resgatar, município por município, a história detalhada do país. Por isso, buscamos cidades notáveis, com bons gestores, que se preocupam com cidadania e cultura da cidade, como é o caso de Barcarena", afirmou Eric Medeiros, coordenador da Didáticos.