ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES DE BARCARENA REÚNE 1.800 ALUNOS

Com as arquibancadas lotadas e muita animação, a abertura da terceira edição dos Jogos Escolares Olímpicos e Paraolímpicos de Barcarena ocorreu na manhã desta terça-feira, 06, no Ginásio Municipal. O torneio estudantil é promovido pela Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Com o tema "Construindo a história do esporte barcarenense", a competição segue até o dia 12 deste mês e reúne cerca de 1800 alunos do ensino infantil ao pré-vestibular, além de 50 escolas da rede pública, municipal e estadual, e particulares.,

O objetivo do torneio é integrar alunos de diferentes realidades e promover um intercâmbio de talentos no município, exaltando o estilo de vida saudável e uma cultura de paz entre os habitantes da cidade. Para a secretária de educação de Barcarena, Ivana Ramos, o esporte carrega valores que devem ser valorizados e preservados. "Esporte é cidadania e coletividade, esporte é paz e amor. São estes valores que queremos deixar marcados nos Jogos Escolares, por isso fizemos questão de reunir escolas públicas e privadas aqui, algo inédito na história da cidade. Vamos cultuar a paz no esporte e na vida", disse.

Em uma semana de atividades, os alunos disputarão em modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol, natação e vôlei), individuais (atletismo, dama, dominó, xadrez, etc) e atividades recreativas (bandeirinha, cabo de guerra, corrida de saco, por exemplo). Os três primeiros colocados de cada modalidade irão receber medalhas.

Além disso, o primeiro lugar de cada modalidade vai representar Barcarena nos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps), competição promovida pelo Governo do Pará, em que a disputa é entre municípios do Estado.

Participaram da abertura dos Jogos Escolares Olímpicos e Paraolímpicos de Barcarena o deputado estadual Renato Ogawa, os vereadores Bruno Martins e Luis Tavares, a coordenadora de Educação Física da Semed, Magda Cardoso e os secretários municipais de Barcarena Eugênia Teles (Saúde), Laura Amélia Costa (Cultura), Pedro Moura Carvalho (Juventude, Esporte e Lazer) e Virgílio Nunes (Segurança, Trânsito e Defesa).

Na cerimônia, houve o desfile com a Chama Olímpica, que é um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos. Além disso, teve apresentações culturais, escolha da musa dos Jogos, juramento dos atletas e dos árbitros e desfile dos estudantes que vão disputar nas modalidades da competição.

Até o dia 12 de novembro, os Jogos Escolares serão realizados no Ginásio Municipal e em mais quatro escolas da rede municipal de ensino. Já no dia 14 deste mês, haverá competição nas escolas das estradas do município. No mês que vem, as disputas serão nas escolas que ficam nas ilhas de Barcarena. Desta forma, todos os estudantes, por mais distantes que moram, terão a chance de participar dos jogos escolares da cidade.