TÉCNICOS DA PREFEITURA VISITAM TRILHA ECOLÓGICA DE ITUPANEMA

Mata primária, animais nativos, árvores centenárias e contato com a natureza. Foram os cenários da visita técnica realizada por servidores das secretarias municipais de Turismo e Meio Ambiente, nessa quarta-feira (07), na trilha ecológica localizada na comunidade de Itupanema. A trilha é administrada pela empresa Unitapajós. O objetivo dos técnicos foi conhecer locais de preservação ambiental, potencial turístico no município e fortalecer parceria com a empresa.

A trilha tem 2,5 km, com árvores de grande porte, espécie rara de macacos e insetos, além de rios e igarapés. A Unitapajós passou a cuidar da trilha no ano de 2014 e em 2015 liberou para visitação.

“É muito bom encontrar um lugar com mata preservada, ainda com árvores grandes como castanheiras e copaíba” comentou Maria do Carmo, sociologia. A pedagoga Keise Cravo também participou do grupo e elogiou o local. “ Importante ver rios e igarapés preservados bem pertinho de nós”, disse.

O analista ambiental da Unitapajós, Eduardo Barros, explicou que a trilha começou junto com o projeto Centro de Educação Ambiental (CEA) em 2014, e que a partir da liberação para visita, a trilha passou a receber estudantes, membros de igrejas e de empresas. As visitas são agendadas pela equipe do ECA e são realizadas pela manhã.