SEMJEL CRIA PROJETO DE INCENTIVO À ATIVIDADE FÍSICA

Durante os treinos do projeto “Construindo o Jogo”, promovido pela prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), uma cena é bastante comum aos olhares mais atentos: pais e responsáveis não arredam o pé da arquibancada, acompanhando com orgulho os jovens e adolescentes que integram o projeto. No entanto, a partir de novembro eles deixam de ser espectadores para entrar em quadra e praticar treinos funcionais, que são importantes para a garantia de saúde e qualidade de vida. Trata-se do “Projeto Viver Bem”, também da Prefeitura de Barcarena, que será direcionado aos acompanhantes dos atletas do Construindo.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, Paolla Marques, a ideia do projeto é estender os benefícios da prática de atividades físicas no município. "O Viver Bem tem a intenção de incluir os pais dos atletas no desenvolvimento do corpo, proporcionado por exercícios físicos regulares e por hábitos saudáveis. Atividades físicas devem ser feitas por pessoas de todas as idades, não só para crianças e adolescentes. Mais do que ficar apenas sentados, os adultos irão se exercitar também. É, acima de tudo, um investimento em saúde, em prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida da população de Barcarena", destacou.

A estudante Bárbara Silva, de 30 anos, está empolgada para o início das atividades. Ela acompanha o filho, João Victor, nas aulas de basquete há mais de um ano e sentia vontade de se exercitar também. "Estou bastante ansiosa para o treino porque sei que vai fazer bem pra gente, pra nossa saúde. Vai ser um momento nosso, das mães e pais. Depois de tanto ficar aqui, sentada, não vejo a hora de entrar na quadra para o primeiro treino", afirmou. O garoto também está feliz pela iniciativa de Bárbara e faz apostas altas na mãezona: "Quero que ela se destaque e seja campeã", disse aos risos.

Os treinos do “Viver Bem” estão previstos para começar este mês de novembro. Serão três aulas por semana, de 18 às 19h, no Ginásio Municipal. Inicialmente foram ofertadas trinta vagas e o público-alvo são os pais e responsáveis dos atletas do “Construindo o Jogo”. Mas, outras pessoas também podem se candidatar. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 08h as 12h, no próprio Ginásio. O interessado deve apresentar cópia do documento de identidade, CPF, número de telefone e laudo de aptidão física. Mais informações na Semjel, que fica no ginásio municipal.