PREFEITURA PROMOVE ENCONTRO PARA ALERTAR SOBRE O NOVEMBRO AZUL

Em 17 de novembro, celebra-se o Dia Mundial de Enfrentamento ao câncer de próstata. Por conta disso, desde 2003 o mês é destinado para a divulgação de campanhas de conscientização contra a doença. O Novembro Azul é fundamental para o combate à enfermidade. A prefeitura de Barcarena apoia essa causa.

Na manhã desta quarta-feira, 14, servidores lotados na Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano participaram de um encontro em que o tema foi a importância do Novembro Azul. O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, e o vice-prefeito, Paulo Alcântara participaram do encontro e destacaram os investimentos do município na área da saúde.

“Estamos satisfeitos com os investimentos, mas, estamos cientes que muita coisa ainda tem que ser feita. Estamos trabalhando muito, colocando a saúde como prioridade, sempre. As campanhas são importantes, mas fazemos nossa parte o ano inteiro, cuidando das mulheres, dos homens, das crianças, enfim”, disse Vilaça.

O vice-prefeito Paulo Alcântara também aproveitou o momento para conscientizar os homens presentes ao encontro sobre a importância da prevenção. “Descobrir cedo a presença do câncer é a principal maneira de combatê-lo”, explicou Paulo Alcântara, que orientou todos a procurarem a UBS mais próxima de casa e solicitar os exames.

Os servidores presentes também acompanharam a palestra do técnico de enfermagem da Crus Vermelha, Ilan Costa. Ele destacou que o diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura. Apesar disso, ainda é difícil confrontar a enfermidade. Ele colocou como principal obstáculo para o tratamento o machismo.

“O homem não tem a cultura de ir ao médico. Para exames com urologistas, então, a resistência é ainda mais evidente. Muitos têm um pensamento bastante machista e carregam preconceitos e tabus. Entretanto, as técnicas de tratamento e cirurgia são cada vez melhores”.