PREFEITURA LANÇA LIVRO SOBRE HISTÓRIA DE BARCARENA PARA USO EM SALA DE AULA


PREFEITURA LANÇA LIVRO SOBRE HISTÓRIA DE BARCARENA PARA USO EM SALA DE AULA
PREFEITURA LANÇA LIVRO SOBRE HISTÓRIA DE BARCARENA PARA USO EM SALA DE AULA

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Educação(Semed), vai lançar nesta sexta-feira, o livro "Barcarena, Cidade da Gente - Estudos Regionais” que vai apresentar a história da cidade aos alunos da rede municipal de ensino. Produzida em parceria com a Editora Didáticos, a obra é uma iniciativa inédita no norte do Brasil e será lançada a partir das 17h, em cerimônia aberta na Praça Matriz, em Barcarena-Sede. O livro detalha as singularidades de Barcarena e promete fazer com que os estudantes da rede pública municipal criem laços ainda mais fortes com o município. 

De acordo com a secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos (foto), o livro é um marco na gestão educacional da cidade. “Hoje, quando precisam, nossos alunos recorrem às buscar na internet pra conhecer sobre Barcarena, mas nem tudo que está lá é verdadeiro. Com os livros eles vão ter, num único lugar, informações sobre a origem do nome, crescimento populacional, importância do município no contexto nacional. É o registro histórico escrito e documentado para as próximas gerações”, afirmou. 

O livro é de autoria de quatro professores da rede municipal de ensino: Jacobson Estumano, João Poça, Luiz Guimarães e Roberto Anjos somam mais de cem anos de docência nas escolas municipais e têm profundo conhecimento sobre a cidade em que moram e trabalham.

Iniciativa – Barcarena foi a primeira cidade do norte do Brasil a fechar parceria com o projeto Cidade da Gente, que é desenvolvido pela Editora Didáticos, de Fortaleza, no Ceará. A iniciativa, que possui o selo da Biblioteca Pública Nacional (BPN) e da Câmara Brasileira do Livro (CDL), viaja o país inteiro para consolidar materiais sobre a história das cidades brasileiras.

Serviço – O livro "Barcarena, Cidade da Gente - Estudos Regionais” será lançado ao ar livre nesta sexta-feira, dia dia 30, a partir das 17h, na Praça Matriz do município. O evento contará com a presença dos quatro autores do projeto, além de apresentações culturais. Depois, o título será distribuído, gratuitamente, aos alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Fundamental I e II.