FESTA DA LEITURA EM BARCARENA: BIBLIOTECA FIRMO CARDOSO É INAUGURADA

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), reinaugurou a Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso na manhã desta sexta-feira, dia 30, com a presença de estudantes, professores, vereadores da cidade, secretários municipais, representantes do governo do Pará, além da participação do deputado estadual Renato Ogawa, do vice-prefeito de Barcarena Paulo Alcântara e do prefeito da cidade, Antônio Carlos Vilaça. A cerimônia também contou com apresentações musicais e incentivo à leitura e busca de conhecimento.

O espaço, que foi totalmente reformado e ampliado, possui acervo de mais de três mil títulos, com obras raras e de autores de Barcarena, do Pará, do Brasil e do mundo. Para Antônio Carlos Vilaça, prefeito de Barcarena, a biblioteca é uma obra que deixa um legado inigualável para a história da cidade. “O asfalto a gente faz e ele acaba, a construção a gente realiza e o tempo deteriora. Mas o conhecimento gerado a partir desta biblioteca é para sempre e representa o futuro dos nossos filhos, da nossa cidade", afirmou.

Com capacidade para atender 75 pessoas simultaneamente, a Biblioteca Municipal possui sala para acesso à internet, serviço de empréstimo de livros e oferta de cursos profissionalizantes sobre empoderamento digital e oficinas educativas de temas gerais. De acordo com a secretária municipal de cultura, Laura Marques, a execução do projeto da biblioteca passou por muitas mãos. “Ninguém faz nada sozinho. Essa é uma obra que nos orgulha muito, porque vai ajudar no desenvolvimento educacional de Barcarena. No futuro, quando passarmos por aqui, vamos ter orgulho de dizer: nós, coletivamente, temos parte nessa obra", destacou.

A biblioteca também vai contar com espaço infantil e de cinema, capacitação de idosos, estacionamento para carros e motos e bicicletário. Marinilde Barbosa, secretária executiva do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará, do Governo do Estado, diz que os atrativos da Firmo Cardoso apontam que o local terá vida e promete impactar a história de Barcarena. “A leitura transforma a nossa trajetória e a nossa sociedade. Com tantas opções para busca de conhecimento, daqui pode sair o próximo vereador, próximo deputado e até o próximo governador do Pará”, disse.

Já Eliane Paixão, coordenadora da Biblioteca, destaca que o novo espaço vai oferecer mais possibilidades ao usuário. “Mais do que um local apenas para empréstimo e devolução de livros, a biblioteca vai ter uma série de opções para o aluno estudar e aprender de forma prática, nos cursos e oficinas, no diálogo e interação com outras pessoas”, afirmou.

Durante a cerimônia de reinauguração, o deputado estadual e morador de Barcarena, Renato Ogawa, mostrou-se muito satisfeito com a reabertura do local para a população. “Bibliotecas proporcionam novas oportunidades de vida por meio dos estudos aos jovens. Por isso, a reinauguração da nossa biblioteca, da biblioteca de Barcarena, é motivo de grande alegria para nós", falou.

O sentimento de felicidade do deputado é compartilhado pelo vereador Kokinha, autor do requerimento de reconstrução do local, que esteve na reinauguração da biblioteca e falou sobre os desafios de manter vivo o hábito da leitura. “Com o uso do celular, se perdeu um pouco a prática de ir à biblioteca, da paixão pela leitura. Mas este espaço, cheio de atrativos para nossa população, com certeza vai resgatar este hábito fundamental para o nosso desenvolvimento enquanto sociedade".

Serviço - A Biblioteca Pública Municipal Dr. Firmo Cardoso funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. O espaço está localizado na rua da Matriz, SN, bairro Centro, em Barcarena-Sede. Já há cursos de empoderamento digital com inscrições abertas. Interessados devem ir até o local para fazer o cadastro e participar. Toda programação é gratuita.