PREFEITURA DE BARCARENA INAUGURA UBS NA ILHA TRAMBIOCA

Em clima de festa, a Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (7), a Unidade Básica de Saúde da comunidade Jacarequara, que fica localizada na Ilha da Trambioca.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Eugênia Teles, a nova UBS vai atender uma área, até então, descoberta em Barcarena, ampliando os serviços de atenção básica no município. "Cada UBS inaugurada é uma vitória para nossa cidade e amplia os serviços de saúde ofertados em Barcarena. São 14 unidades de portas abertas para atender nossos moradores", afirmou a titular da pasta.

Com investimento de mais de R$ 650 mil, a obra tem recursos do Ministério da Saúde (Governo Federal) e também da Prefeitura de Barcarena. Esta foi a décima quarta unidade básica de saúde entregue no município durante os seis anos de trabalho da atual gestão. "Com a inauguração desta unidade, Barcarena alcança 96% de cobertura em atenção básica de saúde. Em breve, mais duas unidades devem ser abertas no município, além de uma UBS Fluvial. Em breve, nós vamos alcançar os 100% de cobertura", afirmou o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça.

Os usuários que procurarem a nova unidade irão contar com uma equipe completa e preparada, composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúdes. O espaço irá oferecer os programas de pré-natal, de saúde mental, hanseníase, tuberculose, hipertensão, diabetes e outros atendimentos com clínico geral.

Além disso, a unidade oferecerá vacinas e possui uma farmácia com medicamentos básicos. Para dar continuidade e mais qualidade aos atendimentos de saúde na Trambioca, as equipes da nova UBS realizarão visita domiciliar aos moradores da ilha.

Segundo o deputado estadual Renato Ogawa, morador de Barcarena, a nova obra proporciona mais qualidade de vida aos moradores do município. "As conquistas da administração pública são conquistas de toda população, porque terão mais oportunidades de atendimento profissional", falou.

O vice-prefeito e ex-secretário de Saúde de Barcarena, Paulo Alcântara, falou sobre a importância do trabalho em equipe para a realização destas obras. "Com a união entre todos os envolvidos nessa UBS, o resultado não pode ser diferente: vamos ter atendimento humanizado e de qualidade. O objetivo, com a prevenção da atenção básica, é evitar internações e doenças mais graves", disse.

Também participaram da cerimônia de inauguração os vereadores de Barcarena Alves Filho, Bruno Martins, Júnior Ogawa (Presidente da Câmara Municipal), Júnior Cravo e Wilson da Cedab, além da Secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos.

Usuários - Dona Maria Dinair, de 66 anos, nasceu, cresceu e se aposentou na Ilha Trambioca, em Barcarena. Ansiosa, foi uma das primeiras pessoas a chegar para a inauguração da UBS e pretende usar os serviços. "Essa obra é uma coisa muito boa pra gente, porque não vamos mais pra tão longe em busca de atendimento médico", afirmou.

O autônomo Cristiano Coelho, de 20 anos, morador da Trambioca desde que nasceu, também estava animado com a inauguração da unidade de saúde. "Vai melhorar muito a nossa vida com essa UBS. Era algo nós estávamos esperando há bastante tempo. A Prefeitura facilitou nosso acesso aos médicos", comemorou.

Serviço - A UBS de Jacarequara funcionará de segunda a sexta-feira, de 7h às 15h.