COM MAIS DE 40 MIL ATENDIMENTOS EM 2018, CONVÊNIO DO SINE BARCARENA É RENOVADO

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semute), e a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), do governo do Pará, renovaram, na manhã desta terça-feira, dia 11, o acordo de cooperação para funcionamento da sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no município. O programa é gerido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho, em parceria com estados e municípios.

Entre janeiro e dezembro de 2017, a unidade do Sine, em Barcarena, realizou cerca de 15 mil atendimentos e encaminhou mais de 1,6 mil pessoas ao mercado de trabalho. No mesmo período deste ano, os números foram ainda mais expressivos: 40 mil atendimentos e 8,6 mil cidadãos encaminhados ao tão sonhado emprego.

Além disso, entre janeiro e outubro deste ano, Barcarena ficou em segundo lugar no ranking dos dez municípios que mais geraram postos de trabalho no estado, com saldo positivo de cerca de 2,9 mil empregos. O município perdeu apenas para Parauapebas, no sudeste paraense, que gerou aproximadamente 3,4 mil novas vagas.

De acordo com a secretária de municipal de Trabalho e Emprego, Alexceia Ferreira, os números expressivos alcançados por Barcarena foram fundamentais para a renovação do acordo entre estado e município. “A Seaster tem acompanhado nossas atividades há muitos meses e presenciado a força dos nossos resultados. Milhares de atendimentos feitos em um ano, com geração de tantos empregos, mostram a seriedade da condução do Sine em Barcarena. Por isso a renovação do acordo e manutenção desse importante serviço em nossa cidade”, afirmou.

Participaram da assinatura do acordo o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça; a secretária municipal de Trabalho e Emprego, Alexceia do Nascimento Ferreira; o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda do Pará, Everson Costa; o coordenador de Trabalho e Emprego do Pará, César Marba; a coordenadora do Sine Barcarena, Gizelia Soares; e o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da Seaster, Igor Melo.

Carro Cedido – Durante a renovação do acordo, a Seaster cedeu para o Sine Barcarena um veículo avaliado em 30 mil reais. O patrimônio será utilizado pelas equipes do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para a captação de vagas de trabalho e visita às empresas para fechamento de parcerias, fortalecendo ainda mais a geração de novas vagas no município.

O que é - O Sistema Nacional de Emprego (Sine) foi criado em 1975, sob orientação da Convenção nº. 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que orienta cada país-membro a manter um serviço público e gratuito de emprego, com o objetivo de melhorar a organização do mercado de trabalho. Os principais atendimentos disponibilizados pelo Sine em todo Brasil são o encaminhamento ao mercado de trabalho e a habilitação ao seguro-desemprego.