ALUNOS CONCLUEM CURSO OFERTADO PELA PREFEITURA DE BARCARENA

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semute), entregou, nesta segunda-feira, dia 17, os certificados do curso de Culinária Básica aos concluintes da capacitação profissional. A iniciativa foi ofertada em parceria com a Câmara Municipal de Barcarena e Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), do governo do Pará.

Com vinte alunos concluintes, a certificação ocorreu na sede da Escola Profissionalizante da Câmara Municipal, no bairro Centro, em Barcarena Sede. Segundo a coordenadora de Qualificação Profissional da Semute, Priscila Tavares, o objetivo é inserir a população local no mercado de trabalho. "Hoje, cada vez mais, as pessoas precisam de capacitação para conseguir um emprego ou então empreender por conta própria. Diante disso, nós estamos ofertando cursos que atendam tanto as necessidades das empresas quanto os objetivos individuais dos nossos moradores. O curso de Culinária, com certeza, é um deles", afirmou.

Maria Cristiana, de 29 anos, é moradora do bairro da Pedreira, em Barcarena, e participou da capacitação cheia de entusiasmo. De posse do certificado, ela foi só elogios à oportunidade de aprender e interagir com outras pessoas. "O curso foi muito bom pra gente. Nós descobrimos coisas interessantes sobre doces e salgados, sobre manipulação de alimentos e cuidados com o higiene, tudo de forma coletiva. Agora posso montar uma venda de comida na minha própria casa", falou.

"A oferta de cursos pela Prefeitura na Escola Profissionalizante da Câmara reforça, ainda mais, a parceria entre legislativo e executivo para o fomento de empregos e geração de renda no município", destacou Maurício Almeida, diretor da Escola Profissionalizante.

Outras Capacitações - Além do curso de Culinária Básica, a parceria entre Semute, Seaster e Câmara também oferta, de forma gratuita, os cursos de 'Vendedor de Comércio' e 'Mecânico de Motociclistas'. Cada rodada de capacitação disponibiliza 20 vagas por curso. Em 2019, novas turmas serão abertas aos moradores de Barcarena.