ANO LETIVO DE 2019 TERÁ NOVAS UNIDADES DE ENSINO

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Social (SEMED), vai inaugurar no dia 18 deste mês, a escola do Bairro Novo (foto), localizada na entrada do município. Moderna, climatizada e com capacidade para mais de 500 alunos, a unidade de ensino irá receber os estudantes da Escola Guadalupe e do anexo da Escola Recanto, além de abrir vagas para novatos.

Atualmente Barcarena tem cerca de 23.300 alunos matriculados, chegando a mais de 24.000 com as próximas inaugurações. Isso porque o Bairro Novo também irá ganhar uma creche, ainda neste semestre, com capacidade para cerca de 240 crianças do maternal e pré-escola, em dois turnos diferentes.

Em junho, será inaugurada a Escola Maria Cecília, em Barcarena Sede (Rua Magalhães Barata), com capacidade para mais de 500 alunos e uma estrutura exemplar. Com aulas previstas para iniciar em agosto, a unidade irá receber novos estudantes e também os alunos da escola Bem-Me-Quer, que atualmente funciona em prédio alugado.

De acordo com a secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, as novas unidades devem somar ao padrão de qualidade da educação de Barcarena. “Antes, o município tinha escolas em condições frágeis. Hoje, Barcarena possui todas unidades reformadas, ampliadas, construídas, reestruturadas, climatizada e confortáveis. Existe, para a população, um modelo ideal de escola, de espaço de aprendizagem. Mais do que ofertar vagas, nós ofertamos vagas com qualidade”, afirmou.

As aulas da rede municipal de ensino devem começar no dia 12 de fevereiro, com exceção das unidades que ainda estão em obras. O calendário de matrícula está aberto e segue até o dia 1 de fevereiro, com datas diferentes para escolas do campo, creche, pré-escola, educação especial e ensino fundamental.

Documentos – Para a realização da matrícula escolar, é necessário apresentar cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência ou declaração de comunidade, cópia de documento oficial com foto (RG ou carteira de trabalho, por exemplo) e CPF do responsável – pai ou mãe, comprovante de benefício do Programa Bolsa Família (caso seja beneficiário), três fotos 3x4 atualizadas, carteira de vacinação da criança (específico para alunos da creche e pré-escola), cópia do cartão do SUS e contato telefônico.

Para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, também é necessário entregar o laudo médico ou parecer emitido pela equipe multidisciplinar da educação especial (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Santa Joana), cópia da carteira do Benefício de Prestação Continuada (se for beneficiário) e Relatório de Atendimento Educacional Especializado, do ano letivo anterior.

Serviço – Para a realização da matrícula e mais informações, o interessado deve se dirigir à unidade em que almeja a vaga ou ir até a sede da SEMED, em Barcarena Sede. Caso não tenha vaga disponível, o aluno será encaminho para a escola mais próxima.