SECULT DIVULGA BALANÇO SOBRE BIBLIOTECA PÚBLICA

Desde que voltou a funcionar em Barcarena, a biblioteca pública Firmo Cardoso tem recebido dezenas de estudantes todos os dias. Isabela Luz e Mateus Pereira são assíduos no lugar. Praticamente, todos os dias eles reservam um tempo para cultivar o hábito da leitura na biblioteca. “Aqui é muito legal, o clima é ótimo e tem ótimos livros”, disse Mateus, que está no 2º ano na escola José Maria de Moraes.

A colega de escola Isabela também se sente bem ao frequentar a Firmo Cardoso. “Gosto de ler poesia, contos e livros de história”, disse ela, que já emprestou o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, um de seus autores preferidos. Ao ser abordada nesta quarta-feira (9), a estudante estava lendo um livro sobre casos de exploração sexual de adolescentes na região Norte.

A coordenadora da biblioteca Eliane Paixão informou que a maioria do público que frequenta o espaço é jovem, principalmente estudantes da rede pública de ensino. “Muita gente diz que o jovem não gosta de ler, mas é o contrário, nossa biblioteca está sempre cheia de jovens, emprestando livros, usando mesmo o espaço pra ler”, disse Eliane. O resultado dessa frequência é muito positivo.

BALANÇO - A Secretaria de Cultura de Barcarena divulgou que a biblioteca pública do município completou um mês de funcionamento com uma frequência de quase mil visitantes, após sua reabertura no dia 4 de dezembro. O espaço foi revitalizado e ampliado pela atual gestão e reinaugurado pelo prefeito Antônio Carlos Vilaça dia 30 de novembro. O antigo prédio da biblioteca Firmo Cardoso estava fechado há 8 anos.

“Durante um mês de funcionamento, a biblioteca já recebeu 844 visitantes, tem 138 usuários cadastrados no sistema Biblivre, 181 livros emprestados, 33 jovens certificados no curso Tecnologias Exponenciais e 68 leitores assíduos”, informou a coordenação da biblioteca. A Firmo Cardoso está aberta ao público de segunda à sexta. “Para a equipe de trabalho é uma satisfação”, divulgaram os coordenadores sobre os resultados.

“A equipe deseja, através dos serviços e atividades ofertados na biblioteca, contribuir com as metas dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) 4 – Educação de Qualidade -, para os estudantes, e 3 – Saúde e Bem-estar para o público em geral, que gosta de ler e adquirir novos conhecimentos e se sente bem ao fazer isso”, divulgou a Secretaria de Cultura de Barcarena, responsável pelo espaço.

CURSOS - A biblioteca conta com a colaboração de parceiros para desenvolver seus objetivos educativos e culturais. Entres eles, está a ONG Recode, por meio do programa nacional de estímulo a transformação social Conecta Biblioteca, e do Movimento Recode, que trabalha com o empoderamento digital. O objetivo do movimento é atender jovens entre 14 e 29 anos. Diego Ferreira da Conceição é um dos beneficiados.

O adolescente que estuda na escola José Maria de Moraes está fazendo os cursos oferecidos pela biblioteca Firmo Cardoso. A instrução é online e de graça. Diante do computador, Diego recebe noções sobre o uso da tecnologia para o melhoramento da vida em sociedade, inteligência artificial, biotecnologia e realidade virtual. “É bem interessante”, avaliou o estudante, que elogiou às atividades promovidas pela biblioteca.