JOGADORES DO REMO VISITAM PROJETO SOCIAL DE VILA DO CONDE

Com a expectativa nas alturas, as 35 crianças e adolescentes que integram o projeto social Canto dos Mortiguras receberam a visita dos jogadores do Clube do Remo para uma apresentação que reuniu música e esporte ao mesmo tempo. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), no Centro Catequético de Vila do Conde, em Barcarena.

Enquanto o time brincou, fez fotos e falou sobre o esporte enquanto ferramenta de inclusão e transformação social, as crianças puderam apresentar o que aprenderam durante os 90 dias de atividades do projeto: cantaram três músicas, de sucesso nacional e Internacional, com flauta doce. Até o Malino, mascote do Clube, de Camisa 33, aplaudiu a apresentação.

Integrante do Canto dos Mortiguras desde o início do projeto, o estudante Yan Costa, de 12 anos, não escondia a felicidade de estar perto do time do coração. "Nem acreditei quando vi a chegada dos jogadores", afirmou. Já a Camila Neves, também de 12 anos, torce para o time rival, mas ficou feliz de se apresentar para um público tão importante. "Eles são muito queridos por metade da população, né? Pra gente é uma grande oportunidade", ressaltou.

Para o Secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Barcarena, Pedro de Moura Tavares, a visita do Clube ao projeto é um incentivo e tanto aos participantes. "Trazer para este espaço jovens que venceram na vida pelo esporte é ajudar com que cada criança e adolescente confie e batalhe mais pelos seus sonhos, se afastando das ruas e das companhias duvidosas. Esporte e música transformam vidas", falou.

Djalma, lateral esquerda do Remo e natural de Barcarena, sabe bem o quanto o esporte transforma. "Quem ganha ao visitar esse projeto somos nós, porque mostra que é possível alcançarmos nossos objetivos mesmo diante das dificuldades. Nós vencemos pelo esporte; vocês irão vencer pela música", falou entusiasmado aos participantes.

O técnico do Remo, João Neto, também ressaltou a importância para a sociedade de iniciativas como o Canto. "A finalidade dos projetos sociais com crianças e adolescentes é tirá-los da rua para ocupar o tempo deles com atividades que engrandecem o ser humano. Ao ver tantos talentos, vem a certeza que o Mortigura tem cumprido com excelência sua missão", parabenizou.

O Centro Catequético passou a manhã de portas abertas para a comunidade. Muita gente queria chegar perto, fazer fotos, pedir autógrafo para os jogadores. Foi o caso do balanceiro Charles Freitas, de 29 anos. Torcedor do Remo "fanático", como ele mesmo se descreve, não dava pra perder a oportunidade de estar perto dos atletas do Clube. "Quando soube que o Remo viria, larguei tudo e corri pra cá. Até garanti uma foto com alguns jogadores", comemorou.

Iniciativa - O projeto social Canto dos Mortiguras existe há três meses e é uma homenagem a primeira tribo indígena que habitou em Barcarena. Três vezes por semana, mais de trinta crianças e adolescentes têm aula de música e participam de palestras e oficinas sobre temas relevantes, como combate ao uso de drogas e gravidez na adolescência.

Serviço – O Clube do Remo está no município desde o início da semana realizando a pré-temporada e neste sábado (12), faz um amistoso contra a seleção de Barcarena, a partir das 16h, no estádio municipal. A entrada custa 1 kg de alimento não perecível, que será doado para famílias carentes do município.