SALA DO EMPREENDEDOR DE BARCARENA REALIZOU QUASE 700 ATENDIMENTOS EM 2018

A prefeitura de Barcarena, por meio da Sala do Empreendedor, prestou quase 700 atendimentos em 2018, gerando mais de 170 formalizações de Microempreendedor Individual (MEI) no município. O espaço é administrado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Seicomtur), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Atualmente, Barcarena possui cerca de 2,5 mil pessoas com o cadastro ativo no MEI, com destaque para os setores de vestuário (267), mercearia (204) e restaurante (95). Além dos serviços do Microempreendedor Individual (abertura, emissão de boleto, orientações sobre o alvará de funcionamento, etc), a Sala do Empreendedor também oferece cursos de capacitação aos moradores de Barcarena, como Atendimento ao Público e Fluxo de Caixa e de Estoque.

O espaço também é uma ótima pedida para quem já possui um MEI, mas tem dúvidas e necessita de orientação, como é o caso da empreendedora Eva Machado, da área comunicação visual. Ela frequenta a Sala do Empreendedor para imprimir o boleto de pagamento do MEI e aproveita para pedir informações complementares aos servidores da Seicomtur. "O atendimento é bom e deixa as coisas mais fáceis. Já me auxiliaram bastante aqui em relação ao pagamento de imposto e sobre o alvará de funcionamento da minha empresa", falou.

Para a abertura do MEI, é necessário apresentar cópia do RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e comercial, número da declaração do último imposto de renda (caso declare) e contato telefônico. O processo é rápido e, em poucos minutos, o interessado pode se formalizar e ter mais competitividade no mercado. Com o CNPJ da empresa, o empreendedor terá mais vantagens para desenvolver o seu negócio, como crédito consignado e alvará de funcionamento da prefeitura e do Corpo de Bombeiros.

MEI - O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser MEI, é necessário faturar, no máximo, R$ 81 mil por ano, ter apenas um funcionário e possuir um único estabelecimento. Além disso, o MEI não pode participar de outra empresa como titular, sócio ou administrador.

Serviço - O atendimento na Sala do Empreendedor funciona de segunda a quinta-feira, de 8h às 14h. O espaço está localizado anexo ao prédio da Seicomtur, na Rua Francisco Vinagre, Qd. 234, Lot. 06, na Vila dos Cabanos, em Barcarena. Não é necessário agendar o atendimento, mas os interessados serão chamamos por ordem de chegada.