SALA DO EMPREENDEDOR DE BARCARENA REALIZOU QUASE 700 ATENDIMENTOS EM 2018


SALA DO EMPREENDEDOR DE BARCARENA REALIZOU QUASE 700 ATENDIMENTOS EM 2018
SALA DO EMPREENDEDOR DE BARCARENA REALIZOU QUASE 700 ATENDIMENTOS EM 2018

A prefeitura de Barcarena, por meio da Sala do Empreendedor, prestou quase 700 atendimentos em 2018, gerando mais de 170 formalizações de Microempreendedor Individual (MEI) no município. O espaço é administrado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Seicomtur), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Atualmente, Barcarena possui cerca de 2,5 mil pessoas com o cadastro ativo no MEI, com destaque para os setores de vestuário (267), mercearia (204) e restaurante (95). Além dos serviços do Microempreendedor Individual (abertura, emissão de boleto, orientações sobre o alvará de funcionamento, etc), a Sala do Empreendedor também oferece cursos de capacitação aos moradores de Barcarena, como Atendimento ao Público e Fluxo de Caixa e de Estoque. 

O espaço também é uma ótima pedida para quem já possui um MEI, mas tem dúvidas e necessita de orientação, como é o caso da empreendedora Eva Machado, da área comunicação visual. Ela frequenta a Sala do Empreendedor para imprimir o boleto de pagamento do MEI e aproveita para pedir informações complementares aos servidores da Seicomtur. "O atendimento é bom e deixa as coisas mais fáceis. Já me auxiliaram bastante aqui em relação ao pagamento de imposto e sobre o alvará de funcionamento da minha empresa", falou.

Para a abertura do MEI, é necessário apresentar cópia do RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e comercial, número da declaração do último imposto de renda (caso declare) e contato telefônico. O processo é rápido e, em poucos minutos, o interessado pode se formalizar e ter mais competitividade no mercado. Com o CNPJ da empresa, o empreendedor terá mais vantagens para desenvolver o seu negócio, como crédito consignado e alvará de funcionamento da prefeitura e do Corpo de Bombeiros.

MEI - O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser MEI, é necessário faturar, no máximo, R$ 81 mil por ano, ter apenas um funcionário e possuir um único estabelecimento. Além disso, o MEI não pode participar de outra empresa como titular, sócio ou administrador.

Serviço - O atendimento na Sala do Empreendedor funciona de segunda a quinta-feira, de 8h às 14h. O espaço está localizado anexo ao prédio da Seicomtur, na Rua Francisco Vinagre, Qd. 234, Lot. 06, na Vila dos Cabanos, em Barcarena. Não é necessário agendar o atendimento, mas os interessados serão chamamos por ordem de chegada.