CURSINHO MUNICIPAL JÁ SOMA MAIS DE CEM CALOUROS UNIVERSITÁRIOS

Nesta terça-feira (29), a Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o tão esperado listão dos aprovados no processo seletivo 2019. Mais uma vez, os alunos do cursinho pré-vestibular municipal fizeram bonito: foram 31 aprovações, inclusive no curso de medicina, um dos mais concorridos da instituição federal. A festa dos novos calouros ocorreu na sede da unidade de ensino, reunindo amigos, professores e familiares dos aprovados.

Com a divulgação do listão da UFPA, o Cursinho mantido pela prefeitura de Barcarena já contabiliza mais de cem aprovações nos vestibulares da Universidade Estadual do Pará (UEPA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nos próximos dias, devem ser divulgados os listões do Instituto Federal do Pará (IFPA) e do Programa Universidade Para Todos (ProUni), com promessa de mais aprovações para os alunos de Barcarena.

Além disso, até o fim deste semestre, o número de estudantes do cursinho municipal nas universidades pode dobrar. “Muitos alunos nossos não foram classificados na primeira lista, mas ficaram muito perto do número de vagas ofertadas pelas universidades. Desta forma, dezenas ainda serão chamados nas repescagens que virão. É só aguardar que ainda vamos fazer muita festa”, afirmou Célia Cristina Sousa, coordenadora do cursinho.

Neste ano, a UFPA obteve mais de 88 mil inscrições para 7,3 mil vagas em 132 cursos, que são distribuídos em 21 cidades paraenses.

Diante da concorrência enorme, a estudante Amanda Layse, de 18 anos, saiu vitoriosa. Ela foi aprovada no curso de Enfermagem na segunda tentativa e contou com o apoio do Cursinho Municipal para alcançar o sonho de infância. “Os professores nunca mediram esforço para nos ajudar, não importava a hora nem o dia. Eu me dediquei bastante em casa, mas também tive o apoio necessário aqui. Vou ser grata pra sempre pela oportunidade que me deram”, disse, emocionada, a nova caloura da UFPA.

Medicina - O aluno aprovado em medicina foi Otávio Valente Mendes, de 32 anos. Ele começou a estudar no Pré-Vestibular Municipal em março de 2018 e, com a ajuda dos professores, cravou o nome dele nos listões da UEPA e UFPA. O novo calouro obteve 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a segunda maior nota possível, mas afirma que não esperava a classificação para agora. "Pra mim, poderia entrar na repescagem, não na primeira chamada. Foi uma alegria enorme ouvir e ler meu nome duas vezes no listão em medicina", comemorou.

Dedicado, Otávio soube equilibrar os estudos em casa e na sala de aulas no Cursinho Municipal. "Por mais que a gente estude sozinho, ter uma base de conhecimento, com professores qualificados e disponíveis, é fundamental para bons resultados. Esse projeto da prefeitura foi fundamental para a minha aprovação", disse.

Serviço - Interessados em estudar no Cursinho Pré-Vestibular Municipal devem procurar a sede da instituição, que fica ao lado da prefeitura, na avenida Cronge da Silveira, em Barcarena Sede. Para realizar a matrícula, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4.