BARCARENA VAI ALCANÇAR 100% DE COBERTURA DE ATENÇÃO BÁSICA EM 2019


BARCARENA VAI ALCANÇAR 100% DE COBERTURA DE ATENÇÃO BÁSICA EM 2019
BARCARENA VAI ALCANÇAR 100% DE COBERTURA DE ATENÇÃO BÁSICA EM 2019

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), prepara conquistas importantes para o município ao longo de 2019. Ainda neste primeiro semestre, vão ser inauguradas duas Unidades Básicas de Saúde, nas comunidades Arienga e Novo Horizonte. Uma UBS fluvial também está sendo adquirida pelo governo municipal, para melhorar o atendimento dos moradores nas áreas ribeirinhas. 

De acordo com a Semusb, as novas unidades irão proporcionar ao município um avanço significativo no atendimento à população. “Após as inaugurações, nós vamos alcançar 100% de cobertura de atenção básica de saúde no município, um marco histórico para nossa cidade e, sobretudo, para os moradores”, afirmou Eugênia Teles, titular da pasta de Saúde de Barcarena. 

Atualmente, mais de mil pessoas são atendidas, por dia, nas 26 unidades básicas de saúde do município, sendo 14 UBSs inauguradas durante os seis anos de gestão do prefeito Antônio Carlos Vilaça. Só em 2018 foram entregues à população três Unidades Básicas: Arapiranga (Ilha das Onças), Fazendinha (Vila dos Cabanos) e Jacarequara (Ilha Trambioca). Para atender a demanda, mais de 30 equipes de saúde da família atuam em Barcarena.

Atendimento - Os usuários que procuram pelas unidades de saúde de Barcarena contam com uma equipe completa e preparada, composta por médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. Os espaços oferecem os programas de pré-natal, de saúde mental, planejamento familiar, hanseníase, tuberculose, hipertensão, diabetes e outros atendimentos com clínico geral. 

Além disso, as unidades ofertam vacinas do calendário do Ministério da Saúde e possuem farmácias com medicamentos básicos para distribuição gratuita, a partir da apresentação do receituário médico. As unidades oferecem, ainda, testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis, além de pesagem para o programa Bolsa Família, do Governo Federal. As 26 unidades também fazem exames preventivos contra o câncer de colo do útero e o teste do pezinho para as crianças recém-nascidas no município.