PREFEITURA PROMOVE CAMPANHA CONTRA O DESCARTE DE LIXO IRREGULAR

A prefeitura de Barcarena, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Semdur), promove uma campanha para combater o descarte de lixo irregular. Já foram instaladas treze placas na Vila dos Cabanos para orientar a população sobre as consequências do despejo de lixo e entulho em locais inapropriados. O serviço foi realizado a partir de denúncias feitas ao Setor de Fiscalização da Semade e também do levantamento dos principais pontos de despejo irregular na região.

Desde a instalação dos avisos, a prefeitura percebeu que os locais de descarte irregular diminuíram, indicando que a população está atenta às orientações das secretarias municipais envolvidas. Na Rua Francisco Vinagre com a Michel Barreau, por exemplo, o resultado foi ainda mais expressivo: o despejo inapropriado cessou. De acordo com a servidora pública Elaide Sousa, que mora na Vila dos Cabanos há mais de trinta anos, o problema parecia não ter fim. “Mesmo que limpassem, em poucas horas ou dias o montante de lixo já estava de volta. Por isso que é fundamental trabalhar a prevenção na sociedade, que aí a gente corta o mal pela raiz”, disse.

Além da comunicação por meio das placas, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente também desenvolvem trabalho de formiguinha com a população. Diariamente, os servidores vistoriam os espaços catalogados pela prefeitura e orientam as pessoas a ajudar na luta contra o despejo irregular. “Com as placas e com o trabalho de corpo a corpo, a gente busca sensibilizar os moradores a evitar o acúmulo de lixo em locais impróprios, que só traz prejuízo para nossa saúde e bem-estar. Apesar do longo caminho que ainda tem pela frente, algumas mudanças já são perceptíveis”, afirmou Gilson Júnior, engenheiro ambiental da Semade.

Por enquanto, ao identificar carroceiros que descartam entulho em locais inapropriados, a prefeitura apenas os orienta a mudar de postura e ter mais cuidado com o meio ambiente. No entanto, em breve, é possível que os infratores sejam levados para a delegacia mais próxima e enquadrados por crime ambiental, com base no Art. 54 da Lei 9.605/98, que legisla sobre causar poluição de qualquer natureza. A pena é de até quatro anos de reclusão e pagamento de multa.

Atualmente, a Vila dos Cabanos tem pelo menos quinze pontos de acúmulo de lixo e entulho catalogados. Até o final deste ano, a instalação das placas e o trabalho de sensibilização ambiental também devem chegar à Barcarena-Sede e Vila do Conde.

Serviço - Para informar a existência de pontos de despejo irregular ao Setor de Fiscalização da Semade, basta ligar ou mandar mensagem, via aplicativo de mensagens instantâneas, para o número (91) 9-9259-2007. A prefeitura orienta que também sejam enviadas imagens do problema para fortalecer a denúncia.