CURSOS DE ARTESANATO CRIAM FONTE DE RENDA PARA MULHERES DE BARCARENA

Em uma grande sala, dezenas de mulheres com idades, perfis e histórias de vida diferentes. Em comum, elas têm o gosto por artesanato e o sonho de uma vida mais próspera e feliz a partir da arte. Os instrumentos de trabalho e de aprendizagem são tintas, pincéis, jornais, linhas e agulhas de crochê.

Elas são alunas de quatro cursos ofertados pela prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult): arte em fita, pintura em tecido, tapeçaria em crochê e arte com canudinhos e jornais. Com quarenta alunas matriculadas, a capacitação profissional tem o objetivo de empoderar e criar fonte de renda para mulheres de baixa renda de Barcarena.

De acordo com Suelita Costa, coordenadora de Cursos e Oficinas da Secult, a capacitação vai muito além de uma alternativa de renda. "As pessoas buscam o curso como uma terapia e, depois de um mês, já podem ganhar dinheiro com as vendas do artesanato. Temos casos de mulheres que abriram ateliê e mudaram de vida a partir do contato com as artes. Cada capacitação é ferramenta de transformação social e empoderamento feminino", disse.

Os cursos ofertados pelo executivo municipal são gratuitos e recebem alunos de vários perfis e idades. A artesã Márcia Saraiva, de 50 anos, trabalha com reaproveitamento de materiais recicláveis há mais de uma década. Mesmo assim, não perde a oportunidade de se aperfeiçoar nas capacitações da Secult. "Me matriculei em arte com jornais e estou gostando muito porque tenho a chance de interagir com outras pessoas e aperfeiçoar minha técnica com os instrutores", afirmou.

Quem nunca teve contato com o artesanato também é bem recebido. A dona de casa Antônia Conceição é testemunha disso. Depois de enfrentar a depressão em decorrência de um divórcio conturbado, ela foi orientada por uma psicóloga a se matricular nos cursos de artesanato da prefeitura. Agora, além de se fortalecer na companhia de outras mulheres, ela quer empreender para gerar renda a partir dos objetos que produz. "O curso me ajudou a sair da solidão e a enfrentar meus problemas com mais firmeza e otimismo. Vou aprender outras técnicas aqui e, em breve, vou conseguir pagar minhas contas com o artesanato que faço", destacou.

Serviço - Os cursos em andamento seguem até o final deste mês. As matrículas para as novas turmas, que começam em março, abrem na próxima segunda-feira (18). Para se inscrever, basta apresentar RG e comprovante de residência no prédio da Secult, localizado no Centro de Exposição Cultural, em Barcarena Sede.

Os cursos são gratuitos. Podem se matricular mulheres a partir de 14 anos. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, de 8h30 às 11h30.