PREFEITURA VAI INVESTIR MAIS R$ 100 MILHÕES EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA ESTE ANO

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Semdur), irá executar, ao longo deste ano, importantes obras para fortalecer o turismo, o comércio, o lazer e a saúde do município, totalizando investimentos de mais de R$ 100 milhões, entre recursos próprios e emendas parlamentares.

Atualmente, obra de grande relevância para a cidade é a construção do complexo esportivo e de lazer da Vila dos Cabanos, que inclui o ginásio Poliesportivo com capacidade para três mil pessoas e estacionamento para mais de 400 veículos (Ilustração).

O empreendimento custará mais de R$ 14 milhões. As obras já estão em andamento, com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. No local, além da prática de diversas modalidades esportivas, também será possível a realização de grandes shows e eventos.

A construção da Orla do Caripi também está em andamento no município, com previsão de entrega para o início de 2020. O investimento é de mais de R$ 20 milhões e prevê a revitalização de mais de 800 metros de extensão. O local terá academia ao ar livre, complexo poliesportivo, calçadão, banheiros públicos, praça de alimentação e espaço para shows e eventos, além da readequação da mobilidade urbana, sistema de tratamento de água e esgoto e construção de estacionamento para centenas de carros na área.

Outra obra prevista no município, que já está em processo licitatório, é a construção da Orla de Barcarena-Sede, que será transformada num grande espaço de comércio, turismo e lazer. Orçado em mais de R$ 50 milhões, o projeto vai englobar 970 metros de extensão e terá mercado e praça de alimentação, complexo poliesportivo, sistema de contenção e de segurança e parque recreativo. Com início previsto para daqui a 60 dias, a expectativa é que a obra seja entregue em um ano e meio.

Também está prevista para este ano a construção do novo Hospital Municipal de Barcarena, na Vila dos Cabanos; a ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município; a criação do Complexo Administrativo de Barcarena, reunindo todos os serviços do executivo municipal em um único lugar; e a construção da Praça da Criança, em Barcarena-Sede, para oferecer lazer e cultura com qualidade aos moradores.

De acordo com o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, todas as obras mencionadas estão garantidas, mesmo as que ainda não estão em andamento. "Nossa gestão só confirma uma obra quando já há dinheiro em caixa, liberado pra gente fazer. Em dois anos de gestão, já fizemos muito e ainda vamos fazer muito mais por Barcarena. Nosso crescimento será rápido e inevitável", destacou o líder do executivo municipal.

Para o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Alexandre Batella, o volume de obras em execução e planejamento em Barcarena reforça a garantia de dignidade e cidadania aos moradores do município. “A construção desses empreendimentos monumentais traz para a cidade, além de infraestrutura e melhora da mobilidade urbana, a universalização do acesso aos serviços públicos, com ampliação do atendimento em saúde, cultura, educação, segurança, esportes e até mesmo no turismo, com geração de empregos e fortalecimento da economia local”, afirmou o secretário.