CONSULTA PÚBLICA DEFINIRÁ CRITÉRIOS PARA ÁREA DE ATERRO SANITÁRIO

A consulta pública marcada para esta sexta-feira (15), no ginásio municipal, vai ter um caráter informativo e apresentará os critérios de escolha da área onde será construído o futuro aterro sanitário de Barcarena. A informação é do secretário de Planejamento Jacobson Estumano.

Toda a comunidade barcarenense está convidada a participar da reunião. De acordo com o secretário, a consulta pública será uma oportunidade para “explicar às pessoas o que é um aterro, como é que ele funciona e qual vai ser o critério para a escolha de áreas”.

A construção de um aterro para destinar os resíduos sólidos da cidade é uma exigência das leis brasileiras e cada município tem que construir o seu. A futura instalação vai substituir o lixão a céu aberto que compromete a saúde das pessoas e o meio ambiente.

“Quem vai aportar qual será a melhor área vai ser um termo de referência que vai ser construído entre os técnicos da prefeitura, Imerys e o Ministério Público”, adiantou Jacobson. Pelo menos quatro áreas serão apresentadas na consulta pública desta sexta. A opinião da comunidade será fundamental.

SOLUÇÃO – O secretário de Planejamento de Barcarena, Jacobson Estumano, disse que a ajuda dos moradores no debate sobre a construção do aterro sanitário do município será muito importante. “Vamos dar uma solução definitiva para o destino do lixo domiciliar, disse ele.

“São 60 toneladas de resíduos por dia, que precisam ter um local que evite a poluição do meio ambiente e garanta o bem-estar e a saúde da população. Por isso, contamos com a presença e participação de cada morador de Barcarena para escolher o local definitivo desse material", afirmou Estumano.

Serviço – A consulta pública para discutir a construção do aterro sanitário de Barcarena ocorre nesta sexta-feira, dia 15, a partir de 8h da manhã, no ginásio de esportes, em Barcarena-Sede.