CMDM E MATERNO INFANTIL DISCUTEM OTIMIZAÇÃO NO ATENDIMENTO DE SAÚDE ÀS MULHERES BARCARENENSES

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM recebeu, na manhã desta quinta-feira (14), a representante do Hospital Materno Infantil, drª Meire Maia, Pediatra e Diretora Técnica do Hospital, para afinarem esclarecimentos sobre o fluxo de atendimento do Materno e a rede municipal de atendimento à mulher.

“Temos cotas para o município e esse serviço de atendimento à mulher é um grande parceiro na utilização das cotas que temos para exames e consultas, otimizando a qualidade de saúde da mulher e da criança”, esclareceu drª Meire.

A reunião foi pautada na saúde da mulher, considerando demandas que chegam ao conselho de mulheres, “principalmente de mulheres grávidas”, conta Maria Jesus Farah, Presidente do CMDM. “A reunião foi muito proveitosa, pois descobrimos uma série de outros atendimentos disponibilizados pelo hospital e que vão contribuir com os encaminhamentos dados por este órgão”, explicou.

O CMDM, formado por governo e sociedade civil, foi instituído em 2014 no município e trabalha propondo, deliberando e fiscalizando as políticas públicas relativas aos direitos da mulher. “Esse conselho tem uma atuação muito importante, pois falamos muito da saúde da mulher, lembrando que a violência está inclusa nesse contexto. Chegam até nós relatos dos atendimentos de urgências, como essa mulher está sendo tratada e se o profissional está capacitado pra receber essas mulheres”, explica  Amanda Magno, conselheira e técnica de referência da atenção básica.