COMITIVA JAPONESA ELOGIA GESTÃO DO HOSPITAL HMARAN


COMITIVA JAPONESA ELOGIA GESTÃO DO HOSPITAL HMARAN
COMITIVA JAPONESA ELOGIA GESTÃO DO HOSPITAL HMARAN

Nesta quinta-feira (14), uma comitiva do Consulado Japonês de Belém realizou uma visita técnica ao Hospital e Maternidade Dr. Afonso Rodrigues de Almeida Neves (Hmaran), na Vila dos Cabanos, em Barcarena. O objetivo foi avaliar o funcionamento e a manutenção de equipamentos de lavanderia e esterilização que foram doados, em 2016, pelo governo do Japão à Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena (Semusb) para o Hmaran. 

Durante a visita, o Cônsul Japonês, Keiji Hamada, elogiou a gestão da lavanderia da unidade, que foi inaugurada em janeiro de 2017 e, desde então, está em plano funcionamento. “A avaliação dessa agenda é muito positiva porque vimos todos os equipamentos como devem estar: em atividade e bem conservados, mesmo depois de mais de dois anos de uso”, afirmou. 

O hospital recebeu, por meio da Assistência a Projetos Comunitários do governo japonês, quatro equipamentos de lavanderia: batedeira, centrífuga, passadeira e secadora. Além disso, a unidade foi contemplada com um esterilizador para o centro cirúrgico. Segundo o Consulado, os equipamentos estão avaliados em mais de R$ 300 mil.

Para o vice-prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara, a relação entre o governo japonês e o executivo municipal resulta em mais qualidade na saúde oferecida à população. “Quem ganha com a parceria entre a prefeitura e o consulado do Japão são os moradores, que têm acesso a serviços mais modernos e eficientes. Quando recebemos os equipamentos, prontamente colocamos a lavanderia para funcionar. Além disso, com as doações, nós economizamos dinheiro para investir em outras demandas da população”, disse. 

Lucineide Batista, diretora do Hospital, afirma que a instalação da lavanderia fortaleceu o atendimento na unidade. “Nós aumentamos nossa capacidade de lavagem das roupas e esterilização dos itens do bloco cirúrgico, e ainda fazemos tudo em muito menos tempo. Com a doação japonesa, nós conseguimos aperfeiçoar o atendimento aos nossos pacientes de Barcarena”, destaca. 

Unidade – Em 2018, o Hospital e Maternidade Dr. Afonso Rodrigues de Almeida Neves (Hmaran) realizou 1860 partos (entre naturais e cesarianas) e quase 700 cirurgias.