RECUPERAÇÃO DA RUA DOS BOMBEIROS ENTRA EM DISCUSSÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO

A prefeitura de Barcarena vem tentando negociar com as empresas Unitapajós e Hidrovias, que operam os portos privados em Itupanema, a cerca de dois anos, para recuperar a Avenida Padre Casemiro de Souza (Rua dos Bombeiros, destruída com o tráfego de carretas que operam nesses portos. Tem dias que passam 200 e até 300 carretas por dia.

Depois de várias negociações, a prefeitura fez um acerto com uma das empresas, a Unitapajós, que anunciou a liberação de recursos para a recuperação da avenida. Mas, o governo municipal vem enfrentando resistência da outra empresa, a Hidrovias.

“A responsabilidade pela destruição da avenida não é do município. A prefeitura não vai tirar dinheiro da educação, da saúde e recuperar a avenida que as empresas destruíram”, enfatizou o prefeito Antônio Carlos Vilaça.

Diante do impasse, da falta de acerto, a questão passou a ser do Ministério Público do Estado, que intimou o governo e as empresas para solucionar o impasse. “Para a prefeitura, a intervenção do Ministério Público foi muito melhor. A prefeitura só tem a ganhar”, destacou o prefeito.

O encontro com o Ministério Público ocorreu na tarde desta quinta-feira. O prefeito Vilaça esteve presente, ao lado do vice-prefeito Paulo Alcântara e sua equipe de engenheiros, e expôs as dificuldades que vem enfrentando nos últimos anos. Na reunião, a Hidrovias prometeu se pronunciar até quarta-feira, com uma resposta definitiva ao Ministério Público. “A Hidrovias entrando no processo de recuperação da avenida, só temos a ganhar”, comentou o vice Paulo Alcântara.

A prefeitura já concluiu o projeto para a recuperação definitiva da Rua dos Bombeiros, orçado entre 14 a 15 milhões, para recuperar, hoje.  Tem que pensar que as carretas continuam passando na avenida, o que pode prejudicar mais a via.

O governo só quer a obra pronta o menor tempo possível, a avenida pronta para não prejudicar mais as comunidades. Ali não tem como andar nem a pé. A prefeitura está preocupada com o nosso povo”, concluiu Vilaça.