FEIRA PROFISSIONAL DE BARCARENA MOVIMENTA BIBLIOTECA FIRMO CARDOSO

Mais do que um local de leitura e empréstimo de livros, jornais e revistas, a Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso, em Barcarena Sede, tornou-se um espaço de capacitação para o mercado de trabalho. Pensando nisso, a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizou, nesta sexta-feira (12), a 1ª edição da Feira Jovem Profissional do município.

De acordo com a titular da Secult, Laura Marques, a programação tem o objetivo de manter a Biblioteca viva e atraente aos moradores. “Queremos mostrar às pessoas de todas as idades, por meio de parcerias construtivas, que é possível se capacitar e conseguir um lugar de destaque no mercado de trabalho. Não vamos medir esforços para oferecer à população de Barcarena as oportunidades necessárias de crescimento e realização profissional", destacou.

O evento integra o Programa Nacional Conecta Biblioteca, em parceria com a ONG Recode e com a empresa de soluções tecnológicas Caravan Studios. Ao longo da programação, que ocorreu entre 9h da manhã e 18h.

Os moradores fizeram testes vocacionais, receberam orientações sobre o desenvolvimento adequado do currículo e participaram de workshop a respeito dos desafios da empregabilidade em um mundo cada vez mais competitivo.

Além disso, os interessados conheceram os principais cursos de graduação, pós-graduação, tecnológico e de idiomas ofertados no município. Com a colaboração de 13 instituições de ensino parceiras, foram sorteadas bolsas de estudos integrais e parciais aos estudantes com idade a partir de 14 anos.

Entre os participantes da Feira, estavam cerca 50 alunos do projeto de Inclusão Digital oferecido pelas Casas Imerys, programa social mantido pela mineradora Imerys Rio Capim Caulim no município de Barcarena. Com idade entre 12 e 25 anos, os jovens e adolescentes aproveitaram a programação da prefeitura para tirar dúvidas sobre diversas profissões e participar das atividades de capacitação profissional.

Para o estudante do ensino médio Salomão Paumgardttem, de 16 anos, a Feira Profissional representou um leque de possibilidades. "Foi um evento muito bom, porque me apontou caminhos para estudar e até para empreender no mercado de trabalho", afirmou.

Ao longo da programação, também houve oferta de corte de cabelo, sorteio de brindes e realização de jogos educativos.

Serviço - Localizada na rua da Matriz, SN, bairro Centro, em Barcarena Sede, a Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. O espaço é climatizado e possui área de leitura, laboratório de informática, bicicletário e refeitório.

Todo mês há disponibilidade de cursos gratuitos de capacitação profissional e as inscrições são realizadas na recepção da Biblioteca. Para participar, basta apresentar comprovante de residência e documento de identificação oficial com foto.