PREFEITURA COMEÇA A ABRIR JANELAS PARA O RIO NO CARIPI

A prefeitura de Barcarena, por meio do trabalho da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Semdur), começou nesta quinta-feira (2) o desmonte de bares e restaurantes que ocupam uma faixa de areia na praia do Caripi. O objetivo é abrir janelas para o rio e ampliar o espaço para os banhistas.

A Semdur informou que todos os donos dos estabelecimentos e até moradores que construíram casas na areia da praia foram indenizados e devem deixar a área. "Estamos na primeira fase da revitalização", disse o secretário da Semdur, Alexandre Battela, ao dizer que o projeto terá quatro fases.

A segunda fase, depois que as construções forem retiradas da areia, vai incluir a recuperação natural da praia e os aspectos da vegetação; a terceira fase inclui a urbanização da orla; e a última, a urbanização geral do entorno do Caripi, que vai envolver a criação de novos acessos a veículos que se deslocam para o balneário.

A operação de desmonte nesta manhã no Caripi mobilizou cerca de 100 homens da Semdur. Os operários começaram pelo destelhamenro dos pontos comerciais. A expectativa é que até o próximo sábado (4) um trecho da orla já esteja livre das construções que ainda ocupam a areia da praia.

Quatro casas que foram erguidas no local também serão desmontadas. A mesma operação que acontece hoje no Caripi foi realizada também em Vila do Conde. Lá, já houve 16 retiradas de construções da orla, algumas com risco de desabamento. No Caripi, estão previstos 10 desmonte nesse primeiro momento.