MEIO AMBIENTE: PREFEITURA GARANTE FISCALIZAÇÃO 24H

Eventualmente, denúncias de supostos desastres ambientais no município vão parar nas redes sociais, nos aplicativos de mensagens instantâneas e até mesmo na imprensa paraense. Por isso, a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), criou um esquema para apurar as informações repassadas pelos moradores da maneira mais rápida e eficiente possível.

Técnicos ambientais ficam disponíveis de domingo a domingo, 24h por dia, para fiscalizar as empresas e fazer as análises necessárias. Caso sejam identificados indícios de danos ambientais na área vistoriada pelos agentes, são acionados órgãos e instituições, como Instituto Evandro Chagas (IEC), Ministério Público do Estado (MPPA), Ministério Público Federal (MPF), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que colaboram no aprofundamento das análises e investigações. As equipes da Semade também estão prontas para receber todo tipo de denúncia ambiental, como queimadas, despejo irregular de lixo, desmatamento, entre outras.

A liderança comunitária Vera Lúcia Nascimento, que integra o Conselho Fiscal da comunidade quilombola Burajuba, na Vila dos Cabanos, sabe bem como é viver em constante alerta. "A gente mora perto das indústrias, então qualquer dano nos afeta diretamente. Em qualquer sinal de anormalidade no funcionamento das empresas, já acionamos as autoridades, que tomam as devidas providências. Nossa vigilância é de 24 horas por dia, sete dias por semana", destaca.

Thayse Aragão, titular em exercício da pasta de Meio Ambiente de Barcarena, explica que a população fortalece o trabalho do Executivo municipal. “A prefeitura não pode estar em todos os lugares e, nesse aspecto, temos uma parceria muito boa com as lideranças comunitárias, que nos munem de informações e nos ajudam a fiscalizar os empreendimentos instalados em Barcarena. Toda denúncia de dano ambiental é investigada, não importa dia nem hora", afirma.

Serviço - A prefeitura de Barcarena possui um número de WhatsApp para receber informações dos moradores sobre possíveis danos ambientais no município: (91) 9-9259-2007. Para facilitar a apuração da denúncia, recomenda-se o envio de fotos, vídeos e a localização da área onde, possivelmente, ocorreu o dano.