PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE TEM PRESENÇA DE AUTORIDADES

Na manhã desta quinta-feira (06), terceiro dia de programação da Semana do Meio Ambiente 2019, cerca de 600 estudantes do Fundamental I (do 1º ao 5º ano), de vinte escolas da rede municipal, se apresentaram na Praça da Bíblia, em Barcarena Sede. O prefeito Antônio Carlos Vilaça, o vice Paulo Alcântara e o deputado estadual Renato Ogawa prestigiaram as apresentações de dança, música e teatro que os alunos prepararam para conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva e da defesa dos rios de Barcarena.

Com o tema "Entender para fazer: coletar, reciclar, reutilizar e modificar atitudes é preservar o meio ambiente", a programação é realizada pela prefeitura de Barcarena, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Meio Ambiente (Semade). “Ensinando os alunos, a gente coloca agentes multiplicadores de conhecimento dentro de cada casa, em cada família. Os pequenos cobram os pais e, com pequenas atitudes, alcançamos grandes resultados”, enfatizou Vilaça.

Para o deputado Ogawa, a conscientização ambiental é, acima de tudo, uma questão de sobrevivência. “Se nós não criarmos uma mentalidade sustentável, nós estamos comprometendo o futuro do planeta e da espécie humana. Por isso que é importante passar a mensagem que menos é mais, que o consumo deve ser consciente. O dever é de todos nós”, disse o parlamentar.

O vice-prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara, destacou que a defesa do meio ambiente é uma prioridade da atual gestão. “Nós temos compromisso com a sustentabilidade e tratamos desse tema de forma integrada e transversal, buscando conscientizar a sociedade a colaborar com um mundo em harmonia com a natureza”, garantiu.

Estudante da escola Checralla Salim Khayat, Taiziane Duarte, de dez anos, diz que aprendeu bastante na programação da prefeitura. “A gente não deve jogar lixo na rua e nos rios, só na lixeira”, falou tímida.

De acordo com Lidiany Santos, coordenadora do Setor Técnico da Semed, o objetivo da programação é alertar sobre a urgência de proteger o meio ambiente. "A prefeitura trabalha das crianças aos adultos, reforçando a educação ambiental no dia a dia das escolas. Esse evento é apenas uma amostra do que as unidades de ensino desenvolvem rotineiramente", destaca.

Atividades - A programação da Semana do Meio Ambiente de Barcarena segue até o dia 12 de junho, com atividades em diversos horários e localidades do município.

- Passeio ciclístico (06/06, a partir de 18h, com concentração na Praça Matriz);

- Programação educativa em todas as escolas municipais de Barcarena (07/06, a partir de 8h da manhã, em cada unidade de ensino)

- Corrida e Caminhada do Meio Ambiente (09/06, com concentração a partir de 6h da manhã, na Praça da Bíblia);

- Mutirão de limpeza na Praia do Caripi (12/06, de 9h às 12h).