PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE TEM PRESENÇA DE AUTORIDADES


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE TEM PRESENÇA DE AUTORIDADES
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE TEM PRESENÇA DE AUTORIDADES

Na manhã desta quinta-feira (06), terceiro dia de programação da Semana do Meio Ambiente 2019, cerca de 600 estudantes do Fundamental I (do 1º ao 5º ano), de vinte escolas da rede municipal, se apresentaram na Praça da Bíblia, em Barcarena Sede. O prefeito Antônio Carlos Vilaça, o vice Paulo Alcântara e o deputado estadual Renato Ogawa prestigiaram as apresentações de dança, música e teatro que os alunos prepararam para conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva e da defesa dos rios de Barcarena.

Com o tema "Entender para fazer: coletar, reciclar, reutilizar e modificar atitudes é preservar o meio ambiente", a programação é realizada pela prefeitura de Barcarena, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Meio Ambiente (Semade). “Ensinando os alunos, a gente coloca agentes multiplicadores de conhecimento dentro de cada casa, em cada família. Os pequenos cobram os pais e, com pequenas atitudes, alcançamos grandes resultados”, enfatizou Vilaça.

Para o deputado Ogawa, a conscientização ambiental é, acima de tudo, uma questão de sobrevivência. “Se nós não criarmos uma mentalidade sustentável, nós estamos comprometendo o futuro do planeta e da espécie humana. Por isso que é importante passar a mensagem que menos é mais, que o consumo deve ser consciente. O dever é de todos nós”, disse o parlamentar.

O vice-prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara, destacou que a defesa do meio ambiente é uma prioridade da atual gestão. “Nós temos compromisso com a sustentabilidade e tratamos desse tema de forma integrada e transversal, buscando conscientizar a sociedade a colaborar com um mundo em harmonia com a natureza”, garantiu.

Estudante da escola Checralla Salim Khayat, Taiziane Duarte, de dez anos, diz que aprendeu bastante na programação da prefeitura. “A gente não deve jogar lixo na rua e nos rios, só na lixeira”, falou tímida.

De acordo com Lidiany Santos, coordenadora do Setor Técnico da Semed, o objetivo da programação é alertar sobre a urgência de proteger o meio ambiente. "A prefeitura trabalha das crianças aos adultos, reforçando a educação ambiental no dia a dia das escolas. Esse evento é apenas uma amostra do que as unidades de ensino desenvolvem rotineiramente", destaca.

Atividades - A programação da Semana do Meio Ambiente de Barcarena segue até o dia 12 de junho, com atividades em diversos horários e localidades do município.

- Passeio ciclístico (06/06, a partir de 18h, com concentração na Praça Matriz);

- Programação educativa em todas as escolas municipais de Barcarena (07/06, a partir de 8h da manhã, em cada unidade de ensino)

- Corrida e Caminhada do Meio Ambiente (09/06, com concentração a partir de 6h da manhã, na Praça da Bíblia);

- Mutirão de limpeza na Praia do Caripi (12/06, de 9h às 12h).