PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE É DISCUTIDA EM ESCOLAS DE BARCARENA


PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE É DISCUTIDA EM ESCOLAS DE BARCARENA
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE É DISCUTIDA EM ESCOLAS DE BARCARENA

No último dia de programação da Semana do Meio Ambiente nas escolas da rede municipal de Barcarena, o consumo consciente, a defesa dos rios e a coleta seletiva foram temas de atividades envolvendo alunos, professores, pais e responsáveis. A iniciativa é da prefeitura de Barcarena, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Meio Ambiente (Semade).

Na Escola Nova Vida, localizada na comunidade de mesmo nome, os estudantes da educação infantil ao 5º ano prepararam peças teatrais, músicas e danças sobre a temática da preservação. Na plateia, um público muito especial: os familiares dos alunos. 

A dona de casa Mariana Rodrigues, mãe do pequeno Naldo Angelim, de 6 anos, diz que refletiu ao acompanhar a apresentação do filho na programação da escola. "São ações bem legais, porque nossos filhos nos fazem refletir e planejar o futuro", disse. "Antes de ter filho, eu não pensava no meio ambiente e agora eu penso, pois eu quero que o Naldo viva em um mundo melhor", falou Mariana.

“Nosso objetivo, ao trazer os pais para a escola, é envolver toda a comunidade na defesa do meio ambiente. Trabalhamos de forma transversal e lúdica, mostrando, na prática, o quanto nossas ações impactam no planeja, seja para o bem ou para o mal”, afirma a professora Raimunda Carvalho Melo, responsável pela programação na unidade de ensino. 

Ao responder sobre os resultados da Semana do Meio Ambiente, Raimunda é enfática. “Se um aluno para de jogar lixo na rua ou nos rios, se um pai ou responsável começa a fazer a separação de material reciclável, nosso esforço já valeu a pena. As transformações surgem dos pequenos gestos”, destaca a educadora. 

Então, se depender da aluna Loriane Vasconcelos, de 11 anos, a programação da prefeitura alcançou o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a defesa do meio ambiente. “A tia (professora Raimunda) disse que a gente deve reduzir o lixo e separar garrafa e papel para a reciclagem, que assim ajudamos o planeta”, contou a estudante do 5º ano. 

Atividades – A programação da Semana do Meio Ambiente segue até a próxima quarta-feira, dia 12, com a Corrida e Caminhada do Meio Ambiente,  domingo, com largada às 6h da manhã, na Praça da Bíblia). No dia 12, haverá mutirão de limpeza na praia do Caripi, de 9h às 12h.