BIBLIOTECA PÚBLICA DE BARCARENA COMPLETA 54 ANOS E FAZ FESTA PARA COMEMORAR

Em clima de descontração e alegria, a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), comemorou, nesta segunda-feira (10), o aniversário de 54 anos de funcionamento da Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso, localizada em Barcarena Sede. O evento contou com sorteio de brindes, distribuição de mingau e apresentação cultural dos integrantes do Projeto Batuqueiros, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Não faltou, claro, o “Parabéns pra você”.

Na programação desta manhã também foi divulgado o resultado da proposta vencedora do concurso de Mascote da Firminho, que vai integrar a identidade visual do espaço público. Quem levou o primeiro lugar foi a estudante Larissa Nascimento, de 19 anos, que recebeu 577 votos em uma enquete no Facebook. "Com o desenho, quis mostrar que a Biblioteca tem muito mais que livros: tem material escolar, tem internet, tem funcionários, tem a gente. É uma homenagem à história da Firmo Cardoso e às pessoas que passam por aqui todos os dias, seja estudante ou servidor", disse.

A comemoração do aniversário da Biblioteca Municipal começou na semana passada e incluiu sessões de cinema, sarau de poesias, rodada de discussão de livros e minicurso sobre produção artesanal de perfumes. De acordo com Eliane Paixão, coordenadora da Firmo Cardoso, a programação fez jus à importância da Biblioteca para Barcarena. "A gente promoveu uma semana de atividades para abarcar tudo que a biblioteca oferece aos usuários rotineiramente. Em um dia ou dois dias, por exemplo, não seria possível realizar uma comemoração do jeito que esse espaço merece", destacou.

Serviço - Localizada na rua da Matriz, SN, bairro Centro, em Barcarena Sede, a Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. O prédio é climatizado e possui área de leitura, laboratório de informática, bicicletário, cinebiblioteca, banheiros e espaço recreativo. Todo mês há disponibilidade de cursos gratuitos de capacitação profissional e as inscrições são realizadas na recepção da Biblioteca. Para participar, basta apresentar comprovante de residência e documento de identificação oficial com foto.