JOVENS EMPREENDEDORES DE BARCARENA VÃO APRESENTAR PROJETOS INOVADORES

O programa “EmBarca Amazônia 360°” apresentará, nesta sexta-feira, dia 28, no Hotel Sumaúma (Praia do Caripi), os resultados de projetos desenvolvidos por empreendedores dos municípios de Barcarena e Abaetetuba. Os jovens, entre 18 e 29 anos, foram capacitados, nos últimos 12 meses, pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA), com apoio da prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Seicomtur).

Inicialmente, 300 pessoas se inscreveram no programa. Após diversas etapas e triagens, 45 empreendedores, sendo 90% de Barcarena, estão concluindo a capacitação. Durante um ano, os jovens passaram por cursos estratégicos e foram orientados a criar negócios e soluções sustentáveis nas cadeias do açaí, da biodiversidade e do turismo. Nesta sexta, os empreendedores irão apresentar os projetos que criaram para o mercado de trabalho, que poderão ser apoiados e financiados por grandes empresas da região.

De acordo com Márcia Ferreira, titular da Seicomtur, o programa de capacitação dos empreendedores abriu um leque de oportunidades aos jovens de Barcarena. “Nossa cidade está localizada em uma região muito rica e oferece potencial nas cadeias trabalhadas pelo programa de capacitação, como o açaí, a biodiversidade e o turismo. Nós apoiamos a iniciativa para mostrar à população que existe muito mais mercado do que a indústria e o setor público. Cada um pode criar o seu mercado e nós, enquanto prefeitura, estaremos disponíveis para ajudar no que for preciso. Isso é empreender!”, destacou.

Iniciativa - O “EmBarca Amazônia 360°” é uma realização da empresa Hydro e do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, com apoio da prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Seicomtur). O projeto é direcionado aos jovens de 18 a 29 anos, que residem ou estudem nos municípios de Abaetetuba e Barcarena.

A iniciativa tem foco na educação e formação de jovens empreendedores socioambientais. O programa busca despertar e alavancar ideias de negócios sustentáveis na região, a partir de recursos da floresta e sua biodiversidade, tão comuns em Barcarena.