EM REUNIÃO, PREFEITO VILAÇA GARANTE MELHORIAS PARA AGENTES DO DEMUTRAN

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, se reuniu, na manhã desta terça-feira (9), com agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) para tratar dos principais anseios e demandas da categoria no município. Contando com a presença do Coordenador de Trânsito de Barcarena, Edir Rodrigues Filho, os profissionais solicitaram mais equipamentos (coletes balísticos, cones, uniformes e rádios de comunicação), além de reajuste salarial e adicional de 100% em cima do salário-base por conta dos riscos da função.

No encontro, Vilaça solicitou que a diretoria do Demutran faça uma licitação para a compra dos equipamentos necessários ao exercício das atividades da categoria. "Precisamos adquirir o material de acordo com a legislação. Nós temos dinheiro em caixa, então é só fazer a licitação que nós vamos comprar. É compromisso dessa gestão dar boas condições de trabalho aos agentes de trânsito", afirmou.

Sobre o reajuste de salário e pagamento de adicionais, o prefeito Vilaça se comprometeu em estudar o assunto com a equipe técnica da prefeitura. "Nós vamos analisar, no Regime Jurídico, o que é possível fazer pelos agentes, como a inclusão de adicionais e aumento de salário. Nós já pagamos 30% de periculosidade e, se for possível, vamos pagar mais, porque a categoria merece. Além disso, vamos pagar as horas extras para melhorar o rendimento de nossos agentes", garantiu Vilaça.

Para a categoria, o encontro reflete o compromisso da atual gestão com os profissionais do órgão. "Nosso trabalho não é só multar, é zelar pela vida das pessoas, é garantir que o trabalhador saia de sua casa e retorne em segurança, é permitir que o pedestre atravesse na faixa e seja respeitado. Infelizmente, nossa categoria envolve riscos e nós precisamos ter o reconhecimento disso. Por isso que, pra gente, a atenção do prefeito é fundamental", destacou o agente Fernando Chagas Vieira, que está há dois anos e meio no órgão.

Atualmente, o quadro de agentes do Demutran é formado por 17 profissionais, espalhados por Barcarena Sede, Vila dos Cabanos, Vila do Conde e Vila de São Francisco. A equipe atua dia e noite, de domingo a domingo, com intensificação das atividades nos períodos festivos, como o Carnaval, Festival de Verão e Festival do Abacaxi. “Nossas equipes são dedicadas e, com o respeito demonstrado pelo prefeito, tenho certeza que a categoria vai se empenhar ainda mais no exercício da função”, afirmou o titular do Departamento, Edir Rodrigues Filho.

Operação - No Verão Fest Ecologia 2019, que será realizado nos três últimos fins de semana deste mês, na Praia do Caripi, o Demutran vai atuar na organização e fiscalização com 14 agentes a cada dia da programação de shows. O objetivo é manter a segurança de todos, garantindo um verão tranquilo e divertido no município.

Para a brincadeira não acabar em tragédia, o Departamento orienta que motoristas não dirijam sob efeito de álcool e nem deixem de usar o cinto de segurança, com risco de punição segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com a colaboração de todos, o verão em Barcarena promete bons momentos e recordações.