PRAIA DO CARIPI NOS ÚLTIMOS AJUSTES PARA O FESTIVAL DE VERÃO

Começa, nesta sexta-feira (12), mais uma temporada de verão em Barcarena, que terá como foco principal a sustentabilidade e a conscientização pela preservação do meio ambiente. Com o palco de shows na orla da Praia do Caripi nos últimos ajustes, o Verão Fest Ecologia 2019 conta com atrações nacionais e ações integradas das secretarias municipais de Barcarena, além de uma mega estrutura para receber os veranistas, incluindo Central de Atendimento ao Turista (CAT) e banheiros químicos instalados em pontos estratégicos da praia.

No primeiro dia de programação, a partir de 21h, o artista principal será o cantor baiano Léo Santana, que promete agitar os veranistas. Depois, serão mais dois fins de semana de muita animação, incluindo shows do cantor Belo e dos grupos musicais ‘É o Tchan’ e ‘Parangolé’. A entrada é gratuita e os moradores de Barcarena, assim como visitantes da cidade, estão convidados a participar desta grande festa de veraneio no município.

Para que tudo ocorra de forma tranquila, os motoristas precisam ficar atentos aos horários de circulação de veículos na Praia do Caripi. Às sextas e sábados, o acesso de carros encerra às 16h e todos os veículos deverão deixar a praia até 19h. Aos domingos, o fechamento para veículos será às 13h e os carros deverão sair até 16h.

Após os horários comunicados, a orla será fechada na área do palco e os carros só poderão deixar o local depois das apresentações artísticas. Por isso, a organização vai reservar o espaço onde antes eram realizados os shows, na estrada de acesso a orla, para um grande estacionamento de veículos.

Trânsito e Segurança - Durante o festival, o Demutran vai atuar na organização e fiscalização com 14 agentes a cada dia da programação de shows. A orla da praia será fechada para o trânsito de veículos, obedecendo os seguintes horários: sexta é sábado, às 16h, e domingo às 13h. Vai haver a flexibilização para a saída de veículos que já estão na orla, antes dos shows.

Para manter a ordem, evitar transtornos e garantir a segurança e tranquilidade das pessoas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também vão ter esquema especial.

Turista - Ao longo do mês de julho, a Secretaria de Turismo (Seicomtur) terá uma Central de Atendimento ao Turista, na frente do trapiche do Caripi, onde serão distribuídos materiais informativos sobre a programação no município e servidores estarão disponíveis para tirar dúvidas e orientar os visitantes. A pasta vai realizar, ainda, uma pesquisa de demanda turística, que vai ouvir a opinião os visitantes sobre o município, incluindo os pontos positivos e negativos. O material será, posteriormente, tabelado e os dados vão ser utilizados na implementação de políticas públicas no setor em Barcarena.

Além disso, a Seicomtur está realizando o concurso Rota dos Sabores, que é o 1º Circuito Gastronômico do Abacaxi e ocorrerá nos quatro fins de semana do mês de julho. A competição conta com a participação de 20 chefs de cozinha e selecionará os melhores pratos para disputar do III Concurso Gastronômico do Abacaxi, que será realizado durante o Circuito Cultural do Festival do Abacaxi, na Praça Matriz da Vila dos Cabanos, em setembro deste ano.

Meio Ambiente – Já a Secretaria de Meio Ambiente (Semade) irá distribuir sacos para que os veranistas reúnam o lixo em um único local e não façam descarte na areia e na água, além de orientar as pessoas sobre os impactos de nossas ações no meio ambiente. Nesta quinta-feira (11), foram instaladas, na Praia do Caripi, quase cinquenta lixeiras feitas de pneus reciclados, que terão uma utilidade social agora, não indo parar na natureza de forma indevida. Desta forma, a Semade pretende conscientizar a população sobre o destino correto e formas de reaproveitamento do lixo.

A Semade criou, também, uma prancha de surfe feita de garrafa pet, que será utilizada para ministrar oficinas aos banhistas sobre a prática de stand up (remo em cima de prancha). Paralelo a isso, a secretaria irá fazer blitz ambiental, com jogos e orientações sobre os cuidados e importância da preservação do meio ambiente.

Saúde - A Secretaria de Saúde (Semusb), ao longo do veraneio em Barcarena, irá distribuir camisinhas nos principais pontos de concentração de brincantes, além de orientar sobre os cuidados com higiene e os riscos das infecções sexuais. A pasta recomenda o uso de preservativos e o sexo responsável.

Assistência - Por fim, a Secretaria de Assistência Social (Semas) estará com blitz aos domingos, a partir de 10h da manhã, abordando os temas de importunação sexual, trabalho infantil e abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, técnicos da Semas, em parceria com servidores da Semade, irão acompanhar, nas noites de sexta-feira, os catadores de materiais recicláveis, auxiliando com os equipamentos de segurança necessários na execução deste trabalho.

PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO VERÃO BARCARENA 2019 - PRAIA DO CARIPI

12/07/2019 SEXTA