MARIA CECÍLIA: ESCOLA LEVA NOME DE PROFESSORA EXEMPLAR

A recém-inaugurada escola municipal Maria Cecília de Vasconcelos Ribeiro presta homenagem a uma mulher que, nos anos de 1950, já era uma figura “empoderada”. Assim definiu a secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos. Um exemplo para seu tempo. O elogio tocou os familiares. “Não deveria existir para os Vasconcelos uma homenagem mais justa”, disse José Maria Vasconcelos, filho de Maria Cecília, na entrega da escola domingo (14).

Maria Cecília foi professora na ilha Arapiranga e em outras duas escolas na cidade. Nas palavras de quem conheceu sua história, era uma mulher muito dedicada à educação das crianças e dos adolescentes. Ao falar a respeito da mãe, o filho manifestou gratidão pela obra que leva o nome da professora e se dirigiu especialmente ao gestor do município. “O melhor legado que um gestor pode deixar é a formação das pessoas”, disse José Maria. “Isso é muito gratificante”.

Ele parabenizou o prefeito Antônio Carlos Vilaça pela obra e disse que a Maria Cecília é uma escola de primeiro mundo. “Valorizar a educação, prefeito, é de suma importância. Um dia você vai deixar o cargo, mas vai deixar conhecimento, e isso ninguém lhe tira”, expressou José Maria. A secretária Ivana Ramos reafirmou que a homenageada foi uma mulher preocupada com a educação e que ouvir isso do filho só a fez admirar ainda mais a professora.

FORMAÇÃO - A carreira da professora Maria Cecília pode servir de inspiração para os profissionais da educação que atuam no município de Barcarena. Trabalho dedicado e formação continuada dos mestres devem andar juntos no processo educativo que envolve alunos e professores. Para isso, não baste ter apenas boas estruturas, mas é preciso que cada professor seja sujeito da própria formação.