É O TCHAN É A ATRAÇÃO DESTE SÁBADO NO CARIPI


É O TCHAN É A ATRAÇÃO DESTE SÁBADO NO CARIPI
É O TCHAN É A ATRAÇÃO DESTE SÁBADO NO CARIPI

A Banda É o Tchan, comandada pela dupla Beto Jamaica e Compadre Washington, será a grande atração nacional deste fim de semana do Verão Fest Ecologia 2019, na Praia do Caripi, em Barcarena. Com 25 anos de estrada, eles sobem no palco na noite de sábado, a partir de 21h, juntamente com a Banda Essência Marques e DJ Lorran, que criou o ritmo TecnoFunk e possui mais de cem mil inscritos no YouTube. 

No domingo (21), a partir de 17h, se apresentam na programação as bandas Filhos do Mestre e Mizerê, DJ Ben 10, Bonde Mete Dança e Move Dance Stúdio. A entrada é gratuita e os moradores de Barcarena, assim como visitantes da cidade, estão convidados a participar desta grande festa de veraneio no município, que conta com mega estrutura, incluindo Central de Atendimento ao Turista (CAT) e banheiros químicos instalados em pontos estratégicos da praia.

No primeiro fim de semana do Verão Fest Ecologia 2019, que contou com a apresentação dos cantores Léo Santana e Belo, a programação reuniu mais de 20 mil pessoas na Praia do Caripi, que puderam aproveitar o evento com segurança, conforto e tranquilidade, sem registros de ocorrências relevantes. 

Circulação – No Festival, os motoristas precisam ficar atentos aos horários de circulação de veículos na Praia do Caripi. Às sextas e sábados, o acesso de carros encerra às 16h e todos os veículos devem deixar a praia até 19h. Aos domingos, o fechamento para veículos ocorre às 13h e os carros devem sair até 16h. Após os horários comunicados, a orla será fechada na área do palco e os veículos só poderão deixar o local no dia seguinte. 

Trânsito e Segurança - Durante o Festival, o Demutran atua na organização e fiscalização com 14 agentes a cada dia da programação de shows. O Departamento orienta que motoristas não dirijam sob efeito de álcool e nem deixem usar o cinto de segurança, com risco de punição segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Para manter a ordem e evitar transtornos, a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros também têm esquema especial. A PM conta, atualmente, com um efetivo de 85 homens em Barcarena, que foi reforçado com mais 200 policiais na programação de verão. 

Já o Corpo de Bombeiros atua com efetivo de cerca de 50 homens e mulheres, espalhados pelos locais de grande movimentação de veranistas em Barcarena. A principal recomendação é que banhistas não entrem na água alcoolizados.

Turista - Ao longo do mês de julho, a Secretaria de Turismo (Seicomtur) conta com uma Central de Atendimento ao Turista, na frente do trapiche do Caripi, onde estão sendo distribuídos materiais informativos sobre a programação no município e servidores ficam disponíveis para tirar dúvidas e orientar os visitantes. 

A pasta realiza, ainda, uma pesquisa de demanda turística, que ouve a opinião dos visitantes sobre o município, incluindo os pontos positivos e negativos. O material será, posteriormente, tabelado e os dados vão ser utilizados na implementação de políticas públicas no setor em Barcarena. 

Além disso, a Seicomtur está realizando o concurso Rota dos Sabores, que é o 1º Circuito Gastronômico do Abacaxi e ocorrerá nos quatro fins de semana do mês de julho. A competição conta com a participação de 20 chefs de cozinha e selecionará os melhores pratos para disputar do III Concurso Gastronômico do Abacaxi, que será realizado durante o Circuito Cultural do Festival do Abacaxi, na Praça Matriz da Vila dos Cabanos, em setembro deste ano.

Meio Ambiente – Já a Secretaria de Meio Ambiente (Semade) está distribuindo sacos para que os veranistas reúnam o lixo em um único local e não façam descarte na areia e na água, além de orientar as pessoas sobre os impactos de nossas ações no meio ambiente. 

 

A Semade criou, também, uma prancha de surfe feita de garrafa pet, que está sendo utilizada para ministrar oficinas aos banhistas sobre a prática de stand up (remo em cima de prancha). Paralelo a isso, a secretaria realiza blitz ambiental, com jogos e orientações sobre os cuidados e importância da preservação do meio ambiente.

Saúde - A Secretaria de Saúde (Semusb), ao longo do veraneio em Barcarena, está distribuindo camisinhas nos principais pontos de concentração de brincantes, além de orientar sobre os cuidados com higiene e os riscos das infecções sexuais. A pasta recomenda o uso de preservativos e o sexo responsável. 

A Semusb orienta, ainda, o uso de protetor solar diariamente, com reaplicação a cada duas horas, em média. Os brincantes também devem evitar exposição ao sol entre 10h e 16h. Acessórios como óculos e chapéus são importantes contra os efeitos nocivos dos raios solares, assim como roupas que possuem fator de proteção. Além disso, o veranista deve se hidratar e manter alimentação saudável, com produtos naturais e leves, como frutas e verduras. 

Assistência - A Secretaria de Assistência Social (Semas) está com blitz aos domingos, a partir de 10h da manhã, abordando os temas de importunação sexual, trabalho infantil e abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, técnicos da Semas, em parceria com servidores da Semade, acompanham, nas noites de sexta-feira, os catadores de materiais recicláveis, auxiliando com os equipamentos de segurança necessários na execução deste trabalho.