SEMAGRI REÚNE COM AGRICULTORES NO TURUÍ


SEMAGRI REÚNE COM AGRICULTORES NO TURUÍ
SEMAGRI REÚNE COM AGRICULTORES NO TURUÍ

Uma equipe da Secretaria de Agricultura de Barcarena esteve na comunidade do Turuí, na manhã desta terça-feira (6), para orientar a categoria sobre os trabalhos da pasta realizados no município.

O secretário da Semagri, Paulo Ronildo, fez abertura da reunião. Ele explicou que a prefeitura estava fazendo um diagnóstico para conhecer a real produção agrícola de Barcarena.

O agricultor Andir Piani tem uma área de 43 hectares na comunidade São Felipe onde planta frutas e mandioca. Ele quer ampliar o cultivo e foi ao encontro da Semagri a procura de orientação.

“Vim em busca de informação que não chega pra gente”, disse Piani, que aproveitou o encontro da Semagri para trocar ideias e tiras dúvidas a respeito de cultivo e manejo de frutas e hortaliças.

Ele tem um projeto de plantação de açaí em terra firme. Mas para conseguir financiamento é preciso ter cadastro nos órgãos oficiais que emitem documentos como a DAP e o CAR.

A Declaração de Aptidão Pronaf (DAP) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) são fundamentais para quem quer regularizar atividades agrícolas. A Semagri orienta sobre a obtenção de tais documentos.

DIAGNÓSTICO – A Secretaria de Agricultura de Barcarena já cadastrou mais de 100 produtores rurais do município no diagnóstico que está traçando o perfil agrícola da região.

De acordo com o secretário Paulo Ronildo, espera-se que sejam feitos 500 cadastros para se ter um diagnóstico completa da vocação de Barcarena na área da agricultura.

Com o diagnóstico será possível saber com precisão o que e onde o município está produzindo e para onde são escoados os produtos oriundos das propriedades rurais de Barcarena.