FESTIVAL DO ABACAXI 2019 MUDOU PARA O ESTÁDIO MUNICIPAL E SERÁ TOTALMENTE GRATUITO

A programação do 39º Festival do Abacaxi terá grandes novidades. Os shows nacionais saíram do Centro Cultural de Barcarena-Sede e serão realizados no Estádio Municipal, que tem o dobro da capacidade de público, comportando, aproximadamente, 25 mil pessoas com conforto e segurança. Outra novidade é que o evento será totalmente gratuito, sem troca de alimentos por ingressos. Ou seja, para ter acesso, basta chegar, passar por uma revista de segurança e cair na animação.

“Após o verão, nós passamos a ter muita procura nas redes sociais e na prefeitura também, assim como o movimento de reserva nos hotéis e pousadas também aumentou. Há mobilização de caravanas de outros municípios e estados pra vir pra cá. Então, para poder atender todo o público interessado, nós resolvemos mudar para um local que comporte mais gente e que nos permite ter mais controle e oferecer segurança aos participantes”, disse Bianca Vergolino, coordenadora do evento.

As apresentações nacionais ocorrerão nos dias 27, 28 e 29 de setembro:

27 - Anderson Freire, com abertura dos portões às 18h;

28 - Simone e Simaria, com abertura dos portões às 21h;

29 - Marília Mendonça, com abertura dos portões às 20h.

Nos três dias também haverá apresentação de bandas e DJ’s regionais.

Paralelamente, nos dias 28 e 29, na Praia do Caripi, a prefeitura de Barcarena vai realizar ação integrada entre as secretarias municipais, incluindo venda de abacaxi, exposição e comercialização de artesanato, abordagens de conscientização ambiental e divulgação da história de Barcarena. O objetivo é integrar o turista que virá para o show e, antes, passará o dia na praia.

Circuito Cultural - A programação do Circuito Cultural do Abacaxi terá início na Praça de Vila do Conde, nos dias 7 e 8 de setembro, com atrações locais, apresentações culturais e de kitesurf, show da Banda Os Brothers e serviços ofertados pelas secretarias municipais, incluindo exposições educativa, degustação de abacaxi e abordagens sobre cuidados com o meio ambiente.

No segundo final de semana, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, na Praça Matriz de Vila dos Cabanos, o público terá acesso aos mesmos serviços municipais, além das apresentações artísticas e culturais, final do Concurso Gastronômico do Festival do Abacaxi, presença das candidatas a Rainha do Abacaxi 2019, exposição de carros antigos e passeio ciclístico.

Já o terceiro fim de semana de Circuito, em Barcarena-Sede, terá programação diversificada. Nos dias 19 e 20 de setembro, o evento será no Ginásio Municipal, com apresentação de bandas e DJ’s e realização do concurso de Rainha Mirim e da Rainha do Abacaxi 2019. No dia 20 pela manhã, na Praça Matriz da Sede, haverá, ainda, a Feira do Produtor Itinerante, oferecendo ao consumidor produtos orgânicos e mais baratos.

Nos dias 21 e 22 de setembro, no Centro Cultural de Barcarena-Sede, onde antes eram realizados os shows nacionais, haverá programação para toda a família. Além dos serviços das secretarias municipais, o público contará com programação ao vivo da Record TV Belém diretamente de Barcarena (incluindo presença dos repórteres e apresentadores da emissora), participação de DJ’s e bandas, show do grupo Cabaré do Brega, espetáculos infantis, Corrida e Corridinha do Abacaxi, bingo gratuito valendo diversos prêmios, realização de brincadeiras e distribuição de lanches para as crianças.

Em breve, a programação detalhada, com dias e horários de cada atividade, será divulgada nas páginas oficiais da prefeitura de Barcarena e do 39º Festival do Abacaxi.