FESTIVAL DO ABACAXI: CIRCUITO CULTURAL DE BARCARENA-SEDE GANHA NOVO FORMATO

Novidade é o que não falta na programação do 39º Festival do Abacaxi. Além da mudança de local dos shows nacionais, o endereço principal do Circuito Cultural de Barcarena-Sede também foi alterado, saindo da Praça Matriz para o Centro Cultural, na avenida Magalhães Barata. Também haverá atividades complementares em outros locais, como o Ginásio Municipal e a própria Praça Matriz.

“Será uma programação ampla e para toda família”, adiantou a coordenadora do evento, Bianca Vergolino. Nos dias 19 (quinta-feira) e 20 (sexta-feira) de setembro, o evento será no Ginásio Municipal, com apresentação de bandas e DJ’s e realização do concurso de Rainha Mirim e de Rainha do Abacaxi 2019.

No dia 20 pela manhã, na Praça Matriz da Sede, ocorrerá a Feira do Produtor Itinerante, oferecendo ao consumidor produtos orgânicos e mais baratos. O objetivo da agenda é fortalecer a agricultura familiar e a economia do município.

Nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo) de setembro, no Centro Cultural de Barcarena-Sede, onde antes eram realizados os shows nacionais, haverá atividades para todas as idades e gostos. No sábado, o público contará com programação ao vivo da Record TV Belém diretamente de Barcarena, incluindo a presença dos repórteres e apresentadores da emissora, que estarão no município para conhecer e mostrar o Festival do Abacaxi para todo o Pará.

No mesmo dia, sobe no palco do Circuito Cultural o grupo Cabaré do Brega, comandado pelo guitarrista Ximbinha, ex-integrante da Banda Calypso, que promete animar a multidão e fazer todo mundo dançar ao som dos principais sucessos da música paraense.

O fim de semana reserva, ainda, apresentação de DJ’s, bandas e espetáculos infantis, Corrida e Corridinha do Abacaxi, bingo valendo diversos prêmios, realização de brincadeiras e distribuição de lanches para as crianças. A prefeitura, por meio de ação das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Trabalho e Emprego e Turismo, também vai oferecer serviços gratuitos ao público.

Shows – A apresentação de artistas nacionais saiu do Centro Cultural de Barcarena-Sede e será realizada no Estádio Municipal, que tem o dobro da capacidade de público, comportando, aproximadamente, 25 mil pessoas com conforto e segurança. O evento será totalmente gratuito, sem troca de alimentos por ingressos.

Os shows nacionais ocorrerão nos dias 27, 28 e 29 de setembro:

27 - Anderson Freire, com abertura dos portões às 18h;

28 - Simone e Simaria, com abertura dos portões às 21h;

29 - Marília Mendonça, com abertura dos portões às 20h.

Nos três dias também haverá apresentação de bandas e DJ’s regionais, antes e depois dos artistas nacionais.

Paralelamente, nos dias 28 e 29, na Praia do Caripi, a prefeitura de Barcarena vai realizar ação integrada entre as secretarias municipais, incluindo venda de abacaxi, exposição e comercialização de artesanato, abordagens de conscientização ambiental e divulgação da história de Barcarena. O objetivo é integrar o turista que virá para o show e, antes, passará o dia na praia.

Circuito Cultural - A programação do Circuito Cultural do Abacaxi terá início na Praça de Vila do Conde, nos dias 7 e 8 de setembro, com atrações locais, apresentações culturais e de kitesurf, show da Banda Os Brothers e serviços ofertados pelas secretarias municipais, incluindo exposições educativa, degustação de abacaxi e abordagens sobre cuidados com o meio ambiente.

No segundo final de semana, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, na Praça Matriz de Vila dos Cabanos, o público terá acesso aos mesmos serviços municipais, além das apresentações artísticas e culturais, final do Concurso Gastronômico do Festival do Abacaxi, presença das candidatas a Rainha do Abacaxi 2019, exposição de carros antigos e passeio ciclístico.

Em breve, mais informações serão divulgadas nas páginas oficiais da prefeitura de Barcarena e do 39º Festival do Abacaxi.