PREFEITURA ATUALIZA CADASTRO DE ARTESÃOS

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semute), realiza até o dia 16 deste mês, sexta-feira, a atualização cadastral de artesãos e trabalhadores manuais do município.

Executado pela Coordenadoria de Economia Solidária, o serviço é ofertado, de 10h às 14h, em dois endereços: Semute (Tv. João Pantoja de Castro, nº 73, bairro Centro, em Barcarena Sede) e Sine (Tv. A. de Oliveira Pantoja, nº 06, na Vila dos Cabanos).

Os documentos necessários para a atualização cadastral são comprovante de residência, RG, CPF, título de eleitor de Barcarena, cópia da carteira de artesão (caso possua) e uma foto 3 x 4. Para mais informações, basta entrar em contato com a equipe da Semute, por meio do telefone (91) 98027-7050.

No Circuito Cultural do Festival do Abacaxi, os artesãos do município irão expor o trabalho que desenvolvem, além de estabelecer e fortalecer parcerias e comercializar os produtos para moradores e visitantes de Barcarena. “É uma oportunidade imperdível para os nossos profissionais, que são talentosos e merecem o reconhecimento de seus trabalhos”, afirmou Edicléia Gutierrez, coordenadora de Economia Solidária da Semute.

Mercado – Barcarena possui, atualmente, 211 artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e conta com 17 empreendimentos de economia solidária, em diversas áreas de atuação, contribuindo para geração de emprego e renda aos moradores do município.

Formada por cooperativas e associações, a economia solidária é um conjunto de atividades econômicas que busca a geração de renda por meio da união de forças e talentos e do consumo consciente, reforçando as relações entre campo e cidade e entre produtores e consumidores.