PREFEITURA ATUA PARA CAPACITAR A POPULAÇÃO E GERAR EMPREGOS EM BARCARENA

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semute), atua na capacitação profissional e geração de postos de trabalho no município. De segunda a quinta-feira, em dois endereços (Sede e Vila dos Cabanos), a pasta oferece à população os serviços de pedido de seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho e RG.

A Secretaria está empenhada, ainda, na tarefa de oferecer maior qualificação profissional ao trabalhador, disponibilizando cursos de almoxarifado, assistente administrativo, atendente de farmácia e de telemarketing, atendimento ao cliente, design gráfico e informática básica e avançada.

Além disso, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), a Semute desenvolve parcerias com instituições públicas e privadas para encaminhar a mão de obra local ao mercado de trabalho. “Ao longo do ano passado, o Sine em Barcarena realizou mais de 40 mil atendimentos e 8,6 mil cidadãos foram encaminhados ao tão sonhado emprego. Para este ano, a expectativa é ainda maior”, afirmou a titular da Semute, Alexceia Ferreira.

Quem está ansioso por uma vaga é o mecânico industrial Elielton Andrade, de 19 anos. Ele foi jovem aprendiz em uma indústria de Barcarena e, com o fim do contrato, quer retornar como colaborador efetivo da empresa. “Saí ontem da fábrica e hoje já me cadastrei na Semute. Tenho certeza que o sistema vai me ajudar a conseguir uma colocação no mercado. É tudo que eu mais quero agora”, garantiu.

Economia solidária - A pasta trabalha, também, com o incentivo à economia solidária, que auxilia no desenvolvimento de atividades para geração de emprego e renda aos moradores do município. Barcarena possui, atualmente, 211 artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e conta com 17 empreendimentos de economia solidária, em diversas áreas de atuação.

Formada por cooperativas e associações, a economia solidária é um conjunto de atividades econômicas que busca a geração de renda por meio da união de forças e talentos e do consumo consciente, reforçando as relações entre campo e cidade e entre produtores e consumidores.

Sine - O Sistema Nacional de Emprego (Sine) foi criado em 1975, sob orientação da Convenção nº. 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que orienta cada país-membro a manter um serviço público e gratuito de emprego, com o objetivo de melhorar a organização do mercado de trabalho.
Os principais atendimentos disponibilizados pelo Sine em todo Brasil são o encaminhamento ao mercado de trabalho e a habilitação ao seguro-desemprego.

Serviço – A Semute e o Sine de Barcarena-Sede estão localizados na Rua João Pantoja de Castro, 73. Já o balcão do Sine de Vila dos Cabanos está localizado na Travessa A. Oliveira Pantoja, 6-QD 365, lote 05. O atendimento é de segunda a quinta-feira, de 8h às 14h.

Para emissão do RG, é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência e 2 fotos 3X4. Para a carteira de trabalho, o interessado deve levar original de cópia do RG, certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência.

Para entrada no seguro-desemprego, o trabalhador deve apresentar original e cópia do RG e CPF, carteira de trabalho, termo de rescisão de contrato de trabalho, comprovante de saque do FGTS, requerimento do seguro-desemprego, três últimos contracheques, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.