BARCARENA DÁ ADEUS AO MELHOR PREFEITO QUE JÁ TEVE

Por volta de duas horas da tarde, o caixão com o corpo do prefeito Antônio Carlos Vilaça foi colocado em cima de um carro do Corpo de Bombeiros para iniciar o cortejo pelas ruas do município. Centenas de outros carros e motos acompanharam o itinerário que fez duas paradas, antes de seguir para a Vila dos Cabanos. A primeira foi na Câmara de Vereadores; a segunda, na sede da prefeitura.

Os funcionários do governo soltaram balões brancos em homenagem ao gestor que morreu no domingo (9) aos 65 anos, enquanto um grupo de músicos tocou uma marcha fúnebre. Vilaça recebeu aplausos e palavras de carinho, admiração e gratidão. Depois de Barcarena-sede, o cortejo seguiu para a Vila dos Cabanos, onde houve novas homenagens. O sepultamento foi marcado para às 17h.

A prefeitura decretou luto oficial de três dias e ponto facultativo nesta segunda para os departamentos, exceto os serviços essenciais como saúde, limpeza público e vigilância. Pela manhã, o ginásio municipal ficou lotado de pessoas que foram participar da missa de corpo presente rezada na intenção da alma de Vilaça.  “Ele ficará eternizado na história de Barcarena”, disse o padre Milton Souza.

Os canteiros das obras pararam neste dia de luto. Tudo ficou em silêncio. Vilaça deixou vários projetos em andamento como a construção do complexo esportivo da Vila, três novas escolas em conclusão no Jardim Cabano, Arapari e Furo no Nazário (esta em fase inicial), quatro creches quase prontas, e as orlas da praia do Sirituba e de Barcarena-Sede, onde está sendo construído o complexo comercial da cidade.

Essas e muitas outras ações, como o asfaltamento de ruas e avenidas, foram lembradas pelas pessoas que conheciam a gestão Vilaça. O prefeito que se foi deixou um legado para o município que agora será assumido com responsabilidade por Paulo Alcântara. Na cerimônia religiosa, ele disse que fará tudo o que Vilaça planejou e que não decepcionará o amigo. “Eu prometo”, disse o novo prefeito de Barcarena.