BIBLIOTECA MUNICIPAL AUXILIA ESTUDANTES NA PREPARAÇÃO PARA O ENEM

No meio dos livros, o sonho de um futuro melhor, com mais oportunidades. Faça chuva ou sol, o vestibulando Leonardo Guerreiro, de 20 anos, marca presença na Biblioteca Municipal Dr. Firmo Cardoso, em Barcarena-Sede. De segunda a sexta-feira, por pelo menos cinco horas diárias, o jovem se prepara para as temidas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas nos dois primeiros domingos do mês de novembro.

O sonho de Leonardo é ser dentista, mas o caminho para ler o próprio nome no listão e alcançar o canudo não tem sido nada fácil. As reprovações no vestibular de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) acarretaram crises de ansiedade de novas derrotas. Em tratamento clínico, o jovem foi orientado por psicólogos a procurar um local mais tranquilo para focar nos estudos. "Vim para cá sem motivação e tive uma grande surpresa. Mais do que mesa, cadeira e ar-condicionado, encontrei uma família que me acolheu com amor e respeito. Aprender ficou até mais fácil", contou.

Aos poucos, a ansiedade deu lugar aos pensamentos positivos sobre o Enem, que é composto de 180 questões de múltipla escolha e uma redação de até 30 linhas sobre os direitos humanos. "Se não fosse a biblioteca, eu teria enlouquecido, porque era muita pressão da família e dos amigos. Agora eu sei que a gente precisa de tranquilidade para curtir o presente, o trajeto até o pódio. Tenho certeza de que, cedo ou tarde, vou alcançar meus objetivos", garantiu Leonardo, morador do bairro Nazaré, em Barcarena-Sede.

De acordo com a direção da Firmo Cardoso, o espaço tem sido cada vez mais procurado por estudantes de convênio e cursinho. "A Biblioteca não é só para empréstimo e devolução de livros. Os alunos encontram aqui um lugar de afeto: silencioso, confortável, com pessoas bem preparadas e dispostas a ajudar. Quando eles não têm isso em casa, vir para cá é uma ótima opção", disse a coordenadora do espaço, Eliane Paixão.

Depois de não conseguir estudar em casa por conta do barulho da vizinhança, o jovem Abraão Reis, de 17 anos, morador do bairro Betânia, em Barcarena-Sede, também encontrou um verdadeiro refúgio na Firmo Cardoso.

Desde a reabertura da biblioteca, em novembro do ano passado, o estudante, oriundo de escola pública, aproveita para ficar mais perto dos livros e do conhecimento. "Meu maior medo era a redação e agora até consigo fazer aposta sobre o tema: os desafios do autista na sociedade", disse o vestibulando, que quer ingressar no curso Arqueologia, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém.

Expectativa - Apesar das dificuldades pelo caminho, Leonardo e Abraão estão confiantes de que agora é a hora de ouvir o nome no rádio e cantar a marchinha do vestibular na voz do Mestre Pinduca. Se a expectativa dos alunos está nas alturas, a dos servidores da biblioteca nem se fala. "Quando um aluno passa no vestibular, é como se fosse a aprovação de um filho", concluiu Eliane.

Atualmente, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas são utilizadas nos principais vestibulares públicos e privados e nas políticas de incentivo do Governo Federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Composta por quatro grandes áreas e uma redação, as provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.

Serviço - Localizada na Rua da Matriz, S/N, bairro Centro, em Barcarena-Sede, a Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso foi reinaugurada no fim de 2018 e funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. O prédio é climatizado e possui área de leitura, laboratório de informática, bicicletário, cinebiblioteca, banheiros e espaço recreativo.

Todo mês há disponibilidade de cursos gratuitos de capacitação profissional e estudantil, incluindo informática e redação. As inscrições são realizadas na recepção da biblioteca. Para participar, basta apresentar comprovante de residência e documento de identificação oficial com foto.