OUTUBRO ROSA: BARCARENA VAI MULTIPLICAR COLETA DE EXAMES PREVENTIVOS

A edição 2019 da campanha nacional Outubro Rosa vai multiplicar a realização de exames preventivos em todas as comunidades de Barcarena. O objetivo da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semubs), é realizar mil coletas de preventivo do colo uterino (nos meses comuns, são feitos cerca de 500 exames, representando aumento de 100%) e 380 mamografias (a média mensal é de 80 coletas, com aumento de 475% no comparativo).

A programação da campanha foi divulgada, oficialmente, na manhã desta terça-feira (8), no plenário da Câmara Municipal, pela secretária de Saúde, Eugênia Teles, e pela idealizadora do Movimento Outubro Rosa Barcarena, Aldenora Cravo. A titular da Semusb também apresentou a nova coordenadora da Atenção Básica do município, Amanda Negrão, em substituição a enfermeira Jane Gomes, que deixou o cargo para assumir a direção do Hospital Wandick Gutierrez.

A grande novidade deste ano é o Dia D contra o Câncer de Mama, que será realizado no dia 26 deste mês (sábado), a partir de 8h da manhã, na Praça da Bíblia, em Barcarena-Sede. A atividade vai oferecer consultas ginecológicas e nutricionais, agendamento de mamografia, orientações do autoexame, dicas de saúde bucal, testagem rápida de doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com a saúde mental, vacinação e incentivo ao esporte.

Ampla e gratuita, a ação ficou no lugar da caminhada de conscientização sobre o câncer de mama, promovida durante dez anos pelo Movimento Outubro Rosa Barcarena. “Por problemas de saúde, passei a bola para a prefeitura, que resolveu ampliar a atividade e oferecer muito mais serviços para a população. Mas isso não significa que ano que vem a caminhada não possa estar de volta”, disse Aldenora Cravo.

Também haverá o Dia D em cada unidade de saúde do município, em datas diferentes. No entanto, os procedimentos estão disponíveis às mulheres o ano inteiro. "Nesse período a gente faz a intensificação das ações, mas a mulher barcarenense pode procurar as unidades em qualquer mês, que ela será bem atendida e terá todos os serviços assegurados", garantiu a secretária Eugênia Teles.

Doença - O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Segundo dados Do Instituto Nacional Do Câncer (Inca), trata-se do segundo tipo de câncer mais recorrente entre as mulheres residentes no Pará, perdendo somente para o câncer de útero.

Reconhecimento – Nos últimos três anos, na disputa entre os 144 municípios paraenses, Barcarena tem saído vitoriosa no prêmio Pará Mulher, do Governo do estado, por superar as metas de exames preventivos de colo do útero e mamografias. O reconhecimento é, sobretudo, pelo projeto ‘Em Busca de Marias', realizado em março, que alcança as mulheres nos lugares mais longínquos do município para realização dos exames preventivos.