PREFEITURA REALIZA O ‘DIA D’ DO OUTUBRO ROSA

Centenas de mulheres participaram da programação do Outubro Rosa, na Praça da Bíblia, na manhã deste sábado (26), em Barcarena-Sede. Este ano, a prefeitura foi a realizadora do evento e pôde oferecer diversos atendimentos ao público. O prefeito da cidade acompanhou as atividades. “Pra nós, é uma satisfação muito grande”, disse Paulo Alcântara, ao afirmar que o movimento de prevenção ao câncer foi assumido pela prefeitura. “Nós acolhemos com muito carinho”, ressaltou o prefeito.

Até 2018, o Outubro Rosa era organizado pela professora Aldenora Cravo. Este ano, ela passou a coordenação para a prefeitura. E o Dia D de prevenção neste sábado foi cheio de atividades. “Estamos com as mulheres aqui fazendo preventivo de câncer, fazendo o exame da mama, consultas com o ginecologista e até corte de cabelo”, informou o prefeito Paulo Alcântara. Durante a ação, cinco voluntárias doaram seus cabelos para uma ong que fabrica perucas e doa para mulheres com câncer.

O presidente da Câmara Municipal de Barcarena, Bruno Martins, e o deputado estadual Renato Ogawa participaram da programação na Praça da Bíblia. “O Outubro Rosa é um evento para chamar atenção, pra despertar nas mulheres a importância de se prevenir (contra o câncer), quanto mais rápido se descobre o problema, mais fácil se trata e se chega a cura”, informou o deputado Renato Ogawa, que parabenizou a prefeitura de Barcarena pela atividade realizada na manhã deste sábado.

MORTALIDADE – A secretária de Saúde de Barcarena, Eugênia Teles, informou que o câncer de mama e o de colo de útero são os que mais matam as mulheres. Ela disse que ficou satisfeita com o Dia D, que foi a culminância de várias ações feitas ao longo do mês de outubro nas unidades básicas de saúde do município de Barcarena. “A gente poder trabalhar com a parte educativa, com exame ginecológico, preventivo, é uma satisfação. É um sentimento de dever cumprido”, frisou a secretária.