ARTESÃOS IRÃO REPRESENTAR BARCARENA EM FEIRA MUNDIAL E ESTADUAL

Nos próximos dias, o artesanato de Barcarena estará em destaque para o Brasil e o mundo. Pelo menos 16 artesãos irão representar a produção do município na Feira do Artesanato Mundial (FAM) e na Feira do Artesanato Paraense (Fesarte), que ocorrerão, simultaneamente, em Belém.

Os profissionais barcarenenses são apoiados pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semute). “Nosso objetivo é valorizar a produção do artesanato local e incentivar novos mercados aos artesãos de Barcarena, a partir do contato com diferentes públicos”, afirmou Edicléia Gutierrez, coordenadora de Economia Solidária do município.

Os dois eventos reunirão mais de 500 expositores do Pará, do Brasil e do mundo, sendo uma oportunidade para que o público conheça e adquira o artesanato local e internacional a preços competitivos, além de estimular o artesão a gerar novos negócios. Ao expor seus produtos, o profissional também poderá participar de palestras e capacitações realizadas durante as feiras.

Haverá, ainda, espaço para a inclusão e diversidade, com estandes de artesãos com deficiência, indígenas, quilombolas e LGBTQI+. A programação é realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Mercado - Atualmente, Barcarena possui cerca de 200 artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e conta com 17 empreendimentos de economia solidária, em diversas áreas de atuação, contribuindo para geração de emprego e renda aos moradores do município.

Serviço – A programação será realizada no Hangar Convenções e Feiras, entre os dias 03 e 10 de novembro. A entrada é gratuita e o preço dos produtos é variado.