COMEÇAM AS ROMARIAS DO CÍRIO DE BARCARENA

A paróquia de São Francisco Xavier vai iniciar nesta sexta-feira (8) as romarias do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Barcarena. A coordenação da festividade católica contará com apoio da prefeitura para realizar o deslocamento da imagem da santa. Para isso, agentes do Demutran vão atuar durante o trajeto dos romeiros.

A primeiro evento desta sexta é a motocarreata que sairá às 19h, da Igreja Matriz, na Av. Cronge da Silveira, com destino à comunidade do Cafezal. No sábado (9) pela manhã, a partir de 7h, ocorre uma missa, na capela do Piramanha (Ilha das Onças), seguida do Círio Fluvial, às 8h, que terminará no porto de Barcarena-Sede.

A imagem de Nazaré ficará na matriz até o horário do início da Trasladação, que conduzirá Nossa Senhora até a comunidade de São Pedro, no Bairro Novo I. Já o Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorre no domingo (10) e promete levar milhares de pessoas às ruas do município. A Santa Missa está marcada para 6h30, na Igreja de São Pedro, com saída prevista para 8h.

Até o próximo domingo, dia 17, quando haverá a grande festa de encerramento da programação, a festividade segue com missas, procissões, arraial, shows e vendas de comidas típicas na Praça da Matriz. "A prefeitura é apoiadora da igreja na festividade, pois sabemos da importância desse momento”, declarou o secretário de Administração, Sabmael Carvalho.

Histórico - Com seis décadas de existência, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré teve início em 1960 e tornou-se o maior evento religioso e turístico de Barcarena. Diante da diversidade da programação, o Círio atrai visitantes de diversos municípios, sobretudo Belém, Abaetetuba, Igarapé-Miri e Moju, projetando-se como uma das celebrações religiosas mais tradicionais do Estado.