NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES INICIAM SEMANA DE CAPACITAÇÃO


NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES INICIAM SEMANA DE CAPACITAÇÃO
NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES INICIAM SEMANA DE CAPACITAÇÃO

Os novos Conselheiros Tutelares, eleitos em outubro, se abastecem de conhecimento para os próximos quatro anos de mandato, onde vão atuar na garantia de direitos de crianças e adolescentes do município.

No primeiro dia de palestras, a promotora de justiça Érica Almeida, falou das atribuições dos profissionais e suas responsabilidades. O historiador, Luiz Antônio Valente Guimarães, mais conhecido como professor Leno, sobre a Lei do Abairramento.  “A capacitação está só começando. É um ciclo que vem desde a semana passada, quando o Ministério Público começou a fazer a primeira conversa com os conselheiros. A ideia é que a gente colha frutos muito bons de tudo isso, dessa renovação de pessoas dentro do conselho tutelar e consigamos ir melhorando ainda mais”, comentou promotora Érica.

Para os novatos é um momento ímpar: “Essa capacitação é muito importante pra gente ir se habituando aos casos de maior frequência durante o dia. Conhecimento nunca é demais. Vai ser um grande desafio, mas estamos nos preparando pra isso”, avaliou o conselheiro Rodrigo Carvalho.

Na avaliação da promotora, atualmente “o município está bem estruturado em relação a rede de atendimento à criança e ao adolescente como um todo, não apenas como Conselho Tutelar”.

Durante a semana, os novos conselheiros ainda vão passar por palestras com as secretarias de Saúde, Educação, Procuradoria e Agenda Pública.