JOGOS ESCOLARES DE BARCARENA DESTACAM O ESPORTE E A SUSTENTABILIDADE NO MUNICÍPIO

Em clima de festa, a abertura da edição 2019 dos Escolares Olímpicos e Paralímpicos de Barcarena ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 27, no Ginásio Municipal, na sede do município. Promovida pela prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a disputa reúne alunos de 60 unidades de ensino, entre escolas municipais, estaduais e particulares.

Com o tema "O esporte cultivando a sustentabilidade na arte de educar", o torneio conta com a participação de mais de 2100 alunos, do maternal ao ensino médio, de todas as regiões de Barcarena, incluindo área de estrada. Em três dias de competições, os alunos vão disputar em modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol, natação, queimada, vôlei, etc), individuais (atletismo, dama, dominó, tênis de mesa, xadrez, etc) e atividades recreativas (bandeirinha, bola ao cesto, cabo de guerra, corrida de saco, etc).

Os três primeiros colocados de cada modalidade irão receber medalhas de honra. Além disso, o primeiro lugar irá representar o município de Barcarena nos Jogos Escolares Regionais e Estaduais, podendo se destacar e representar o Pará em competições nacionais, como ocorreu nos últimos anos.

Na cerimônia, houve apresentações culturais, juramento dos atletas, desfile dos estudantes e disputa dos títulos de rainha dos jogos, divididos em quatro categorias (Baby, de 3 a 5 anos; Mirim, de 6 a 11 anos; Teen, de 12 a 15 anos; e educação especial). "Enquanto eu estiver à frente da gestão, Barcarena jamais vai regredir. Quem vier, terá que fazer isso e muito mais, porque o esporte, pra gente, é prioridade, assim como a saúde e a educação", garantiu o prefeito Paulo Alcântara.

Os Jogos Escolares Olímpicos e Paraolímpicos de Barcarena seguem até esta sexta-feira (29) e são realizados no Ginásio Municipal, no Cabana Clube e no Centro de Atendimento Educacional Especializado Santa Joana, além de quatro escolas da rede municipal de ensino, em Barcarena-Sede: Aloysio Chaves, Checralla Khayat, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Conceição.

De acordo com a secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, os torneios são uma chance de promover a integração da comunidade escolar e descobrir novos talentos no esporte. "Nosso município está cheio de potenciais em diversas modalidades, que nós precisamos revelar e incentivar. Os resultados já são visíveis, com muitos atletas convocados para competições nacionais", afirmou.

Também participaram da abertura dos Jogos Escolares 2019 os secretários municipais Jairo Castro (Indústria, Comércio e Turismo), Juliena Nobre (Assistência Social), Laura Amélia (Cultura), Pedro Moura (Juventude, Esporte e Lazer) e Virgílio Nunes (Segurança e Trânsito), além dos vereadores João Maciel (Abaeté), Júnior Ogawa e Lúcia Nascimento.