BLACK FRIDAY: PROCON FISCALIZA LOJAS PARA EVITAR VIOLAÇÕES AO DIREITO DO CONSUMIDOR


BLACK FRIDAY: PROCON FISCALIZA LOJAS PARA EVITAR VIOLAÇÕES AO DIREITO DO CONSUMIDOR
BLACK FRIDAY: PROCON FISCALIZA LOJAS PARA EVITAR VIOLAÇÕES AO DIREITO DO CONSUMIDOR

Com o objetivo de garantir o respeito aos direitos dos consumidores durante as ofertas da Black Friday, uma equipe de fiscalização do Procon de Barcarena, ligada à Secretaria Municipal de Administração (Semat), vistoriou lojas de departamento e avaliou diversos quesitos na relação entre vendedores e clientes. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (29), em Barcarena-Sede e na Vila dos Cabanos.

Para avaliar a veracidade das promoções, o órgão realizou levantamento prévio dos preços nas lojas e, na fiscalização de hoje, conferiu se as ofertas anunciadas realmente estão com descontos. Além disso, a equipe analisou se há Código de Defesa do Consumidor em local visível e se as etiquetas estão com preços corretos, destacando valor à vista e parcelado nos cartões interno e externo.

Com o monitoramento, diminui-se o risco de lesões aos clientes. "Em algumas situações, o direito do consumidor é violado, com lojas que divulgam um preço e, na realidade, é outro. A gente precisa garantir que as pessoas não sejam vítimas de propaganda enganosa nem comprem algo achando que está em promoção, mas que, de fato, não está", afirmou Jonies Rodrigues, coordenador do Procon Barcarena.

Os clientes aproveitaram a agenda para pedir orientações aos técnicos do órgão. "Não basta só anunciar uma coisa, tem que ser real e valer a pena. Estou atrás de uma chapinha e o preço está ótimo. Dá uma tranquilidade saber que o Procon está exigindo nossos direitos", disse a assistente educação Cláudia Melo.

Nos casos de irregularidades, os fiscais do Procon orientaram a gerência dos estabelecimentos a sanar o problema e garantir o direito do consumidor.